sexta-feira, 29 de julho de 2005

Arc du triomphe


29 de Julho de 1836...

Em 1806, Napoleão Bonaparte, para comemorar as suas vitórias ordenou que fosse edificado um monumento em honra dos seus feitos militares, a ideia de Bonaparte era carimbar a sua entrada na cidade com um grande evento, dai a sua insistência para que a obra estivesse pronta em 1810, infelizmente para ele e devido à grandiosidade da obra está só foi concluída em 1836 ... 30 anos depois...
O arco do Triunfo foi projectado e construído, pelo arquitecto Chalgrin, e está situado na Praça Charles de Gaulle, no final do Champs-Elysées em Paris.
O Arco de 50 metros, situado no centro da rotunda onde terminam e começam as maiores avenidas de Paris é coberto com esculturas em relevo de cenas da história da Franca.
O relevo escultural mais famoso é chamado de "Partida dos Voluntários de 1792" no entanto é mais conhecido pelo "A Marselhesa", esta obra de arte foi esculpida por François Rude, e representa a Pátria-mãe com as asas abertas estendidas chamando voluntários para lutar pela França.
Projectado e construído, pelo arquitecto Chalgrin, o Arco do Triunfo foi inaugurado a 29 de Julho de 1836.

quinta-feira, 28 de julho de 2005

Vou Acampar

Este fim de semana vou acampar, mas hoje, dia de arrumar tudo, estou completamente de rastos, não tenho força para pedir licença aos pés para me movimentar ... mas agora são 17 horas ... VOU BAZAR....

Peru

28 de Julho de 1822 ...

Durante anos Espanha controlou o povo do Peru, até ao dia em que estes lutaram pela sua liberdade e conseguiram ...

Adios ... que no vueltes nunca ...

É tão dificil ser quem sou ...

Sentado neste vão de escada, de telemóvel brilhando na mão, espero pelo som da tua voz ... mas é toda uma espera em vão.

Reclamo por não te ouvir e anseio pela resposta breve que não chega ... ligado no fundo da rua e sintonizado no barulho dos motores que passam soprando na avenida, vejo passar as horas, os minutos e os segundos ... a espera longa não me deixa descansar ... as nuvens que bem alto passam ... já as esqueci.

Olho para o céu enquanto espero... as nuvens acima da minha cabeça cobrem e descobrem o céu a uma velocidade louca ...

Imagino os piores cenários na minha cabeça, e a fértil imaginação leva-me para os caminhos tortuosos do ciúme ... não é que não confie ... mas sou assim.

A altura não é das melhores, o calor do Verão faz-me sentir diferente ... fico mais susceptível ... fico muito mais ... na vida nunca tinha sido assim, hoje chego à conclusão que, não o era porque nunca tinha amado ... mas hoje sofro muito mais.

Aqui são desabafos, quem lê não chega a sentir, mas fico-me consumindo de uma forma dolorosa, os nervos disparam e o estômago não pára de dar voltas ... é mau ser assim e eu não queria ser assim ... mas também são as situações ...

Não custava nada, bastava dizer, apagava o fogo que começava a arder, a confiança de dizer estou aqui ... vou ali ... demoro x ... a ausência de resposta é que me consome ...

A ausência de palavras leva-me a construir o argumento de um filme que imagino na minha cabeça, e nesse mesmo momento começo a desfalecer, por dentro, e a sentir a angustia a crescer ...

Porquê? Não custava nada ... tudo começa pela manhã ... porquê a insistência na distância ... tudo bem compreendo, mas foi o despertar da imaginação...

Não gosto de ser assim, não quero ser assim, se vocês imaginassem o filme ... uma longa metragem que ainda hoje me consome ... uma longa metragem ...

quarta-feira, 27 de julho de 2005

O dia passou que foi uma beleza ...

Isto é que foi ... o dia passou num ápice, estou atónito, estou aqui enfiado desde as 8h30m e são 18h10m e estou com vontade de continuar a trabalhar ...

Bem eu não estou a trabalhar estou a escrever no blog, mas é como se fosse ... este espaço é meu... agora estou já rodeado das mulheres da limpeza que tentam fazer o trabalho delas e eu só atrapalho ... tenho de ir são 18h12m ... passaram 2 minutos e eu escrevi 3 frases apaguei 4, mas como não estava bem voltei a apagar ... e o que ficou está uma merda na mesma ... mas não importa ainda estou no local de trabalho...

Querer ser ... lutar para ser.

O sonho de todos é ser o primeiro, ser o mais forte, ser mais ...

Nem sempre a vida nos dá a possibilidade de ser o mais, nem sempre a vida nos proporciona aquilo que desejamos, mas não é por isso que temos de deixar de lutar por aquilo que acreditamos ser possível ...

Na minha vida tenho sonhos como qualquer outra pessoa, tenho vontade de conquistar o meu espaço na história ... não quero aparecer nos livros, não quero ser falado depois de morto ... mas quero morrer sabendo que fiz tudo aquilo que desejei, e se não consegui atingir os objectivos não foi porque não lutei, mas porque não venci ...

Quero que lutes pela tua vida, pela persecussão dos teus sonhos, por vencer os teus medos, por ultrapassar as tuas barreiras e atingir os teus objectivos com sucesso ...
LUTA ...

segunda-feira, 25 de julho de 2005

D. Afonso Henriques

D. Afonso Henriques nasceu a 25 de Julho de 1109 ... se fosse vivo faria hoje 896 anos.

O nosso primeiro Rei ... foi dele o trabalho de conquista, de grande parte, do território que hoje é Portugal.

Devido às múltiplas conquistas que operou ao longo de 40 Anos, D. Afonso I ganhou o cognome de “O conquistador”, neste tempo ele quase que duplicou o território que o Pai lhe tinha legado.

Pelos seus feitos, ganhou o respeito de todos, os Muçulmanos chamaram-lhe Ibn-Ayyik ou El-Bortukdi que quer dizer filho de Henrique ou O Português.

Filho de Henrique de Borgonha e Teresa de Leão, pensa-se que terá nascido em Coimbra e criado em Guimarães, Cidade berço. Cedo terá tomado uma posição politica distinta da de sua Mãe e dava o seu apoio ao partido dos Travas, que era dirigido pelo arcebispo de Braga.

Com a morte de seu Pai e em oposição a sua mãe, Teresa de Leão, foi forçado a fugir do condado para Tui onde se arma cavaleiro em 1122, mais tarde regressa ao condado já em clima de paz.

A viver em Guimarães, vê-se cercado, em 1127, pelas tropas de Afonso VII de Castela, o que acaba por levar D. Afonso a prometer lealdade ao Rei Castelhano em troca da liberdade da cidade. Ao contrário do Rei de Castela, D. Teresa de Leão leva a diante um ataque a D. Afonso Henriques, e acaba derrotada, ganhando desta forma o direito ao governo do condado e consagração da sua autoridade no território.

D. Afonso I, sabia que não podia manter o poder apenas pela força, tinha que jogar politicamente com a Santa Sé ... tinha dois objectivos concretos, conseguir a autonomia da Igreja Portuguesa e assim ganhar poder negocial e o reconhecimento do condado como Reino.

Em 1139, após uma batalha difícil, ganha, contra um contingente Mouro em Ourique, Afonso Henriques, com o apoio das suas tropas, auto-proclama-se Rei de Portugal.

Consegue o reconhecimento da independência, conforme a tradição, nas cortes de Lamego quando recebeu das mãos do arcebispo de Braga a Coroa de Portugal. Já o reconhecimento do reino de Castela só chegou em 1143 através do tratado de Zamora, e devido a um desejo quase impossível de Afonso VII em ser Imperador.

Desde esta data, D. Afonso Henriques, já como Rei de Portugal procurou consolidar a sua independência avançando a sul na conquista de território aos mouros, em poucos anos conquistou a actual cidade de Santarem (1146) e Lisboa em 1147 assim como Almada e Palmela, em 1160 dá-se a conquista de Alcácer e quase todo o Alentejo.

Em 1179, chegou a consagração do trabalho de conquista de Afonso Henriques, o Papa Alexandre III através da bula “Manifestis Probatum” em que Portugal é reconhecido como país independente e vassalo da igreja.

Como religioso fez grandes e importantes doações à igreja e fundou diversos conventos, entre elas o Mosteiro de Santa Cruz (1131) em Coimbra.

Tunísia



A Tunísia, em 1956, ganhou o direito à sua independência enquanto país suberano, mas o seu povo perdeu a sua liberdade ... 25 de Julho dia Nacional da Tunísia ...

Desde 1959, a Tunísia foi governada por um homem HABIB BOURGUIBA, um líder nacionalista e governou durante 28 anos ... durante este tempo tornou-se presidente vitalício, reconheceu o seu partido como o único legal, esteve várias vezes em guerra, e teve muita contestação através de greves e manifestações ... governou até ser considerado um incapaz para a governação ... como é que demoraram tanto tempo a ver isso?

Foi substituído por ZINE AL-ABIDINE BEN ALI, que revogou a presidência vitalícia e voltou a estabelecer a liberdade partidária, conseguiu uma retoma económica, muito sustentada no turismo e nas relações com a U.E. ... mas como não à bela sem senão ... o governo deste é acusado desde 1994 de perseguir a oposição.

Tunísia, destino turístico de eleição para muitos cidadãos nacionais que provavelmente desconhecem que a Líder Tunisina de defesa dos direitos humanos foi presa naquele país por um período de 5 anos ... que liberdade, não?

Mesmo assim antes um país destes que o nosso algarve! Certo?

Constantino I

A 25 de Julho de 306 Constantino I é proclamado, pelas suas Imperador Romano.

Flavius Valerius Constantinus

quinta-feira, 21 de julho de 2005

Batalha de Falkirk


706 anos antes ...

21 Julho de 1298

I’m English, I fight for the king Edward I ... só sei lutar nunca soube fazer mais nada, mas tinha um sonho ... preservar a força do meu país.

Já luto há mais de 12 anos, já perdi a força que me fazia lutar contra os inimigos do rei, cada dia que passa tenho mais medo de morrer no campo de batalha por algo que já não acredito ...
Mas hoje o dia foi diferente, e eu lutei como sempre mas sem a força de outros tempos, também já não tenho 18 anos, mas vi nos olhos dos meus inimigos a força que não via hà muito tempo ... o inimigo de hoje não era comum.

Já tinham passado por mim informações secretas sobre um pequeno grupo de rebeldes Escoceses, que lutavam de saias e que tinham provocado muitos distúrbios, mas hoje não pareciam rebeldes, para mim eram guerreiros.

Liderados por William Wallace, um homem comum que as histórias tornaram monstro, conseguiam ter no rosto e nos olhos o brilho da luta por um ideal ... bravos lutadores que apesar de estarem em menor número conseguiram dar mais luta que os maiores exércitos que já combatemos.

Aprendi um lição ... ganhamos uma batalha mas se os rebeldes continuarem a lutar com esta paixão poderemos perder a guerra.


... I'm sitting in the floor, tiered … this is not my war...

Cabo de São Vicente - 21 de Julho de 1337


Ano MCCCXXXVI ...

Sou criado de D. Afonso IV de Portugal, vivo no palácio ... acompanho todos os casos do reino, não sou consultor, não dou conselhos ... mas estou a par de todas as conversas de corredor.

A Menina Maria casou com o Rei Afonso XI de Castela, mas não é feliz, o Castelhano despreza a nossa Princesa, são tantos os desagrados que o nosso Rei está disposto a tudo ...

Por um destes dias chegou um mensageiro, vindo directamente de Castela, mais um desagrado e D. Afonso IV não aguentou mais ... Declarou Guerra a Castela.

A nossa armada já está a caminho, ouvi o nosso ministro da guerra, são 20 galés e algumas naus ... as hostilidades estão abertas, vamos atacar pela Andaluzia...

Parece que o ataque falhou, as tentativas de desembarque saíram furadas, a nossa armada voltou às águas calmas do Tejo ... não tão calmas como isso as águas a caminho de Lisboa, já que o temporal que se faz sentir não ajuda às manobras de viagem ...

Parece que não fomos os únicos a sofrer, a armada Castelhana vinha a caminho para retaliar dispersou por causa do mau tempo, parece que ficou com grandes avarias ... DEUS é grande.

Passou-se 6 meses, o Inverno já lá vai, e eu ouvi dizer que vamos atacar forte ... 30 galés, e quem vai no leme é o Almirante Pessanha.

O confronto vai ser forte, parece que saiu de Castela a Armada do prestigioso Almirante D. Afonso Jofre Tenório, vem para nos atacar ... 40 galés ... eles estão mais fortes...

“O tempo não ajudou à batalha, retornaram a casa, ambas as armadas e muitas galés ficaram no fundo do mar.”

21 Julho 1337 ...

As frotas estiveram em arranjos e assim se passou a primavera, as galés estão no mar, Portugal 20, Castela 30...

Ouvi relatos da batalha...

“Parece que as armadas encontraram-se, a norte do Cabo de São Vicente ... Portugal atacou primeiro e destruiu 9 das galés Castelhanas, estivemos por momentos em igualdade ... mas o vento não esteve do nosso lado, o vento de sudueste deu-lhes a possibilidade de abalroar e aferrar algumas das nossas galés ... fomos agredidos com pedras, barras de ferro, setas, virotões, etc. ... Canalha, o castelhano voltou a usar a sua técnica, estavam a ganhar, nem as nossas naus poderam ir em seu auxilio ... o vento esteve contra nós.

Estivemos em dificuldades, perdemos algumas galés, umas ficaram no fundo do mar outras nas mãos dos castelhanos.

A nossa Capitania foi aferrada de ambos os lados por galés castelhanas, a luta prolongou-se e conseguiram derrubar o nosso estandarte real ... o Almirante Pessanha e o seu filho foram preso.

Perdemos... 8 galés foram tomadas e 6 foram afundadas ... as restantes fugiram ... estão a caminho de Portugal”

Perdemos as galés e estas foram levadas para Sevilha, saímos derrotados... o Rei saiu, foi até Castela, foi pessoalmente felicitar o Almirante Tenório e os seus Homens pela grande vitória.

Mas que Rei tão fraco o nosso, felicitar os vencedores enquanto os nossos irmãos de sangue, os nossos bravos lutadores eram obrigados a desfilar pelas ruas de Sevilha como se fossem gado comprado de cangas ao pescoço ... lutar pela honra da nossa princesa e nem ser reconhecido pelo Rei...

Rei fraco, que vê a sua bandeira a bandeira do seu povo pilhada da Galé e exposta na Igreja de Santa Maria.

Estou triste por servir a este homem ... uma pesada derrota, sangue de Portugal espalhado ao largo do Cabo de São Vicente e a ordem Papal de tréguas de 1 ano ...

1339 ...

Unidos, Portugal e Castela contra o inimigo comum, os Muçulmanos.

Relato inventado com base nos textos de Saturnino Monteiro

quarta-feira, 20 de julho de 2005

Colombia


20 de Julho de 1810

Bolivar liberta a Colômbia das mão dos Espanhois, um dia feliz para a Colômbia e que é celebrado como dia Nacional da Colômbia.

segunda-feira, 18 de julho de 2005

Sporting Clube de Portugal



Hino do Sporting

O Sporting nasceu um dia
Sob o signo do leão
Nós aprendemos a amá-lo
E a trazê-lo no coração

Rapaziada oiçam bem o que eu lhes digo
E gritem todos comigo
Viva ao Sporting !

Rapaziada quer se possa
Ou se não possa
A vitória será nossa
Viva ao Sporting !



Rapaziada oiçam bem o que eu lhes digo
E gritem todos comigo
Viva ao Sporting !

Rapaziada quer se possa
Ou se não possa
A vitória será nossa
Viva ao Sporting !

Bandeira verde o Leão
E uma esperança sem fim
Muita fé no coração
O sportinguista é assim

Rapaziada oiçam bem o que eu lhes digo
E gritem todos comigo
Viva ao Sporting !

Rapaziada quer se possa
Ou se não possa
A vitória será nossa
Viva ao Sporting !

Rapaziada oiçam bem o que eu lhes digo
E gritem todos comigo
Viva ao Sporting !

Rapaziada quer se possa
Ou se não possa
A vitória será nossa
Viva ao Sporting !

Ai vamos lá cantar a marcha
Que é a de todos nós
Cantam todos os do Sporting
Desde os netos até aos avós

Rapaziada oiçam bem o que eu lhes digo
E gritem todos comigo
Viva ao Sporting !

Rapaziada quer se possa
Ou se não possa
A vitória será nossa
Viva ao Sporting !

Rapaziada oiçam bem o que eu lhes digo
E gritem todos comigo
Viva ao Sporting !

Rapaziada quer se possa
Ou se não possa
A vitória é sempre nossa
Viva ao Sporting !

MIGUEL "Onde está o homem"


Jogador nós temos e a selecção nacional precisa de ti!!!

Mas homem? ... isso ainda falta muito.



Com que então temos periodos experimentais nos contratos de futebol? Eu não sabia, e pensava que os contratos de trabalho do futebol e desporto em geral eram diferentes dos contratos ditos normais de trabalhador por conta.

Então o menino quer ir embora, mas refere não sair pela porta grande, queres sair pela pequena, como o Pacheco e o Paulo Sousa ... se este ultimo ainda vingou, porque era muito bom ... tipos como o Hugo leal, Kenedy e outros andam aos caidos de clube em clube sem vingarem ...

Amigo, espero que não te venhas a arrepender, lembra-te só que o Bosman nunca mais jogou, os outros atletas ganharam com a guerra que ele ganhou e perdeu.

Não voltes, o Benfica não precisa de ti, mas não faças uma desfeita aos benfiquistas que sempre te aplaudiram só porque o Porto não tem lateral direito.

Não fiques com essa cara!!!!

Papel de Merda



Quando o papel não faz o seu papel ... quando o papel fica encravado na impressora ou fotocopiadora ... quando o papel fica arruinado ... o que é que nós fazemos?

GRITARMOS BEM ALTO – PAPEL DE MERDA ...

Pois é! Deixem-se de gritar, a culpa não é do papel de merda, sim porque este existe, mas sim do papel das arvores ... o papel de merda, ao que parece é de boa qualidade e pode ser feio através de excrementos de elefante...

Ao que parece a técnica não é nova, mas não deixa de ser inovadora, a isto podemos chamar desenvolvimento sustentável.



Os elefantes comem erva, palha, folhas enfim ... uma série de comidas com as quais não poderíamos fazer papel, mas após o processo de digestão os excrementos ganham propriedades que permite que qualquer um de nós possa fazer umas folhitas com as “BOSTAS”

A história do Papel de merda

Padre António Vieira

Faz hoje 408 anos que faleceu o Padre António Vieira...

"não temo castela, temo antes esta canalha"

Morreu na Baia, à uma da madrugada do dia 18 de Julho de 1697

quinta-feira, 14 de julho de 2005

A Marselhesa

"UM CANTO DE GUERRA E HINO À LIBERDADE"

A Marselhesa é actualmete o hino nacional francês e acompanha a maioria das manifestações oficiais, sejam estas politicas, sociais, desportistas, etc...




História do Hino Francês

A Marselhesa foi composta por Rouget de Lisle, oficial francês do destacamento de Estrasburgo, na madrugada de 25 para 26 de Abril, com a ajuda do presidente da camara Dietrich. Decorria o ano de 1792 e o seu primeiro intuito era apenas ser o "canto de guerra do exército do Reno".

O sucesso deste canto de guerra é tão grande que acaba por ser repetido inumeras vezes pelos federados de Marselha, dai o seu nome actual, que participaram na insurreição das Tulherias a 10 de Agosto de 1792, e acaba por ser declarado Canto Nacional a 14 de Julho de 1795, 6 anos após a tomada da Bastilha.

O Canto Nacional, a Marselhesa, é proibido durante o Império e a Restauração, mas volta a ser ouvido e a ganhar o seu pretigio durante a Revolução de 1830, ganhando nessa altura uma orquestração, elaborada por Berlioz, dedicada a Claude Joseph Rouget de Lisle.

É nomeado Hino nacional durante a 3ª República em 1879 e em 1887 é adoptada uma versão oficial deste, após aprovação de uma comissão, pelo Ministério da Guerra Francês.

No decorrer do ano de 1944, correu uma circula do Ministério da Educação que determinava o canto da Marselhesa em todas as escolas para a celebração da libertação francesa e a honra dos mártires.

Actualmente a Marselhesa é confirmada como Hino Nacional, na constituição Francesa de 1946 e 1958, no seu artigo 2º.

A MARSELHESA

hino oficial francês

Allons enfants de la Patrie
Le jour de gloire est arrivé
Contre nous de la tyrannie
L'étendard sanglant est levé (bis)
Entendez vous dans les campagnes mugir ces féroces soldats
Ils viennent jusque dans vos bras, égorger vos fils, vos compagnes
Aux armes citoyens ! Formez vos bataillons !
Marchons, marchons, qu'un sang impur abreuve nos sillons.

2
Que veut cette horde d'esclaves
De traîtres, de Rois conjurés ?
Pour qui ces ignobles entraves,
Ces fers dès longtemps préparés ? (bis)
Français ! pour nous, ah ! quel outrage !
Quels transports il doit exciter !
C'est nous qu'on ose méditer
De rendre à I 'antique esclavage !

3
Quoi ! des cohortes étrangères
Feraient la loi dans nos foyers !
Quoi ! ces phalanges mercenaires
Terrasseraient nos fiers guerriers (bis)
Grand Dieu ! par des mains enchaînées
Nos fronts sous le joug se ploieraient I
De viIs despotes deviendraient
Les maîtres de nos destinées !

4
Tremblez, tyrans ! et vous, perfides,
L'opprobe de tous les partis,
Tremblez ! vos projets parricides
Vont enfin recevoir leur prix (bis).
Tout est soldat pour vous combattre,
S'ils tombent, nos jeunes héros,
La terre en produit de nouveaux
Contre vous tout prêts à se battre

5
Français ! en guerriers magnanimes
Portez ou retenez vos coups.
Epargnez ces tristes victimes
A regret s'armant contre nous (bis).
Mais le despote sanguinaire,
Mais les complices de Bouillé,
Tous ces tigres qui sans pitié
Déchirent le sein de leur mère

6
Nous entrerons dans la carrière,
Quand nos aînés n'y seront plus
Nous y trouverons leur poussière
Et les traces de leurs vertus. (bis)
Bien moins jaloux de leur survivre
Que de partager leur cercueil,
Nous aurons le sublime orgueil
De les venger ou de les suivre.

7
Amour sacré de la Patrie
Conduis, soutiens nos bras vengeurs !
Liberté, Liberté chérie !
Combats avec tes défenseurs (bis).
Sous nos drapeaux, que la victoire
Accoure à tes mâles accents,
Que tes ennemis expirant
Voient ton triomphe et notre gloire !

O Orgulho Francês



VIAGEM NO TEMPO

Hoje è dia 14 de Julho ... de 1789

Passeio pelas ruas de Paris, com sangue nas roupas, que não é meu, misturado com o suor de uma luta ganha ... hà 2 anos vivia no campo e tinha como rendimentos o fruto das minhas colheitas.

Durante 10 anos consegui ter uma vida calma, tinha a minha casa e dormia num ponhado de palha, acordava sedo, trabalhava as minhas terras ... pagava os impostos e era um homem honesto ... enfim, não vivia mal.

... mas as adversidades do tempo fizeram estragar os dois ultimos anos de colheitas e assim a vida tornou-se insuportável, fui obrigado a elevar os preços e o povo deixou de comprar, sem condições de vida fugi para paris, procurei emprego na industria e consegui ... mas por pouco tempo, também aqui a crise se tinha instalado ...

Em pouco tempo a miséria e o desemprego estavam presentes na sociedade, Paris e todo o Norte de França sofriam, com os problemas económicos. O pequeno salário que ganhava na fábrica já não dava para comprar nada e o preço do Pão era cada vêz maior... ontem 88% do meu dinheiro mensal foi gasto em pão ...

Enquanto o tempo ia passando e as coisas se iam tornando cada vez piores, deu-se a eleição dos deputados e a instalação dos Estados Gerais. A premiscuidade crescia e corriam boatos de que o poder politico estava a fomentar em conjunto com os fornecedores o aumento dos preços dos alimentos, estes boatos não nos agradaram, e irritaram mesmo os "Sans culottes" que correram a cidade saqueando estabelicimentos comerciais, provocando disturbios nos mercados e pillhando os comboios de cereais.

Com estes acontecimentos a revolta cresceu, e tivemos a percepção que se não fizessemos nada, poderia acontecer um Golpe na Assembleia Nacional dado pela aristocracia, ou pior poderia acontecer uma invasão de Paris por tropas mercenárias.


Com a demissão do ministro reformista Necker, nós (povo de Paris, artesãos, logistas, desocupados, soldados dessidentes) não esperamos mais, mobilizamo-nos e demos ínicio a uma série de manifestações, às quais demos o nome de "Jornadas Populares", estas decorreram ontem e hoje, mas conseguimos TOMAMOS A BASTILHA, acabamos com a era dos "reis-sóis" na França.

Eram apenas 7 os prisioneiros guardados pela fortaleza do Estado Absulutista, mas não foi apenas pela libertação destes homens que lutamos, foi também por um ideal, um ideal partilhado pelo povo e pelos filosofos, Voltaire, Jean-Jacques Rousseau, Denis Didrot.


Um ideal iluminista que exigia LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE.

Agora ando pelas ruas de Paris mas sei que por todo o País outras batalhas se farão, nada acabou aqui ... TUDO COMEÇA AQUI

quarta-feira, 13 de julho de 2005

Passatempo

Passatempo Bolhinhas de sabão




Se queres ganhar a oportunidade de não ganhar nada, participa no passatempo deste blog ...

Para participar basta criar uma frase "com piada" sobre o Bolhinhas de Sabão, que inclua as palavras "Lisboa" "Verão" "Sabão" "micróbio" "fogo" "Arte" "Vinho tinto" e "Japão", a frase não pode ter mais de 10 000 caracteres.

As inscrições estão abertas e podes deixar a tua frase nos comentários para que todos se possam mijar a rir de igual forma.

Existem 4 palavras proibidas - Porto, Pinto, Compal e Mantorras

Participa JÁ

Pensamentos Complementares

"ATENÇÃO"

Existe um estudo cientifico-prático, que aponta para a definição sexual de cada um conforme o tamanho dos dedos ... VER IMAGEM



Continuas a ter duvidas????

Os Sonhos de Criança


Tenho um sonho

Tenho uma esperança! Tenho uma vontade de vencer! Quero um dia poder concretizar o sonho da minha juventude, quero ...

A minha vida é feita de sonhos não concretizados, é cheia de vontade de fazer, é cheia ... não sendo assim é vazia ...

Ainda me lembro do meu primeiro sonho ... queria voar, não era ter asas, mas era voar, queria ser piloto de aviões ... passava horas a fio a olhar para o céu e tinha sorte pois a casa onde estava situava-se exactamente paralela à rota do aeroporto de Lisboa.
Por dia passavam uns quantos aviões ... e eu imaginava-me ao volante daquela máquina tão bela, que conseguia passar e cruzar os céus.

Este sonho ficou para trás, e consegui encontrar outro à minha altura, eu sempre gostei de coisas diferentes, de coisas que me fizessem pensar, actuar...

Numa sala de aulas, decorria o ano de 1990, fiz um teatrinho que me deixou com água na boca ... e assim nascia outro sonho.

Representar, mostrar ao mundo que outras faces que conseguia fazer, enfim deixar de ser eu para encarnar um papel.

Hoje não sou piloto de aviões nem sou actor, a idade começa a fechar-me as portas e janelas da ilusão, e sei que serei para sempre um simples Relações Públicas ...

Pensando nos sonho que tive e no que gostaria de ter sido, olho para o passado e imagino o porquê destes sonhos? Consigo dize-lo ... para fugir ... não queria ser quem era. E assim se no ínicio da minha vida ir para o céu era o mais sensato mais tarde viver a vida das personagens do teatro e esconder-me por de trás de uma mascara era o mais facil ... pior seria depois quando as cortinas se fechassem e eu teria que largar o palco voltar aos bastidores e voltar a ser quem sou ...

terça-feira, 12 de julho de 2005

Morangos com Açucar



Um dos maiores sucessos da televisão em Portugal, a febre dos jovens nas tardes da TVI ... mas afinal o que é que tem de tão bom esta série para ser contemplada por tantos jovens nacionais?

Quando surgiram pela primeira vez na televisão, os Morangos com Açúcar, eram mais uma das séries da TVI que visavam imitar séries conhecidas e de sucesso, falo da novela Malhação e Mais tarde New Wave ... mas a popularidade da série Morangos, passou os limites do sucesso esperado para uma imitação.

De inicio não se percebia como é que os jovens do "Colégio da Barra" iam para a praia depois das aulas, este nunca foi um costume Português, até porque o nosso período lectivo é passado quase todo em época de Inverno ... tipicamente esta era a formula que se pensava ser a ideal par convencer os telespectadores ou não fosse a trilhada pelo sucesso brasileiro New Wave.

Depressa se percebeu que não era este o cominho para o sucesso dos Morangos, mas sim outro caminho ...

Esta série começou a falar directamente aos mais jovens, começou a direccionar todo o seu enredo para o que toca nos corações, ou seja, a vida normal dos jovens, os seus problemas, medos e num retrato simples que leva os jovens a pensar que aquela poderia ser a sua vida.

Traições, zangas, os inimigos de escola, a inveja, o amor, os namorados, a droga, as férias, a praia, como fazer dinheiro ... enfim está tudo lá...

Esta série que conta com actores jovens, alguns dos quais com algum talento, tornou-se numa espécie de rede para caçar diamantes em bruto que acabam por ser delapidados para nova utilização em séries com maior exigência.

Mesmo assim nota-se um crescimento da qualidade televisiva em Portugal, mas nem todos devem pensar como eu, isto é mesmo assim, gosta que quer ...

Uma coisa é certa esta série tem os seus frutos, que diga a imprensa e os seus milhares de exemplares de revistas dos morangos vendidas, assim como os cd com as banda sonora da série e mais recentemente o fenómeno de vendas D´ZRT.



A Liga Portuguesa de Futebol Profissional

Que credibilidade merece o nossa Liga de Clubes?

Como analista especializado nas matérias de comunicação desportiva, devo transformar a minha natural isenção em indignação ...

O futebol não perde credibilidade com um erro mais ou menos grosseiro de um arbitro, mas sim com as opções de uma liga de Clubes que não tem "o que é preciso" para fazer cumprir as obrigações que ela própria impõe.

A Liga foi criada para conceder mais poder aos Clubes de Futebol, e com toda a lógica, já que sendo os protagonistas do jogo não podiam ser os parentes pobres de uma Federação de Futebol que só olhava aos seus próprios interesses.

Foi criada a liga e os clubes partiram para a organização do campeonato de futebol em igualdade de circunstâncias ... sendo assim a liga não poderia aceitar que houvesse concorrência desleal, os clubes teriam então que todos os anos fazer prova do pagamento ao fisco das suas obrigações ...

Tudo parece bem, mas ao mesmo tempo não está, ai não está não ... então como é que podem existir 12 clubes da segunda liga, com dividas ao fisco, e mais 3 da Primeira liga que também não cumprem as sua obrigações ficais, e é-lhes facultada a inscrição nas respectivas ligas sem sanção...

Tudo vai mal neste reino animal ... e o Presidente da liga ainda tem a distinta lata de dizer, "foram todos inscritos normalmente, estando apenas a aguardar a inscrição os clubes que vieram da 2º Divisão ...

Alguém o acorde para a vida dos clubes ....

segunda-feira, 11 de julho de 2005

Os Atentados



O que acham das acções terroristas?
O que acham dos atentados em Nova York, Madrid e Londres?

O que é que eles tiveram em comum?

As mesmas perguntas de sempre, as mesmas respostas do costume:

Bombas
Transportes
Mortos
Destruição
Al-queda

Isto é o que eles (atentados) têm em comum. Mas pensando neste ultimo ataque, não me parece que tenha sido desenvolvido pelos mesmos autores de Madrid e Nova York, estes últimos em Londres parece que foram feitos por amadores ... a forma como se desenvolveram os ataques, a disposição das bombas, enfim todo o planeamento parece ter sido feito em cima do joelho. Afinal segundo os autores, tinham vindo a desenvolver as suas técnicas desde há um ano a esta parte.

Para mim, como analista de ataques terroristas e relações politicas externas em termos de politicas religiosas, digo que se é o intuito da Al-queda atingir o maior número de infiéis, porque é que não realizaram outro tipo de ataque? não será obra interna?

Não será isto uma forma de destabilização da politica interna Inglesa? Provavelmente não, mas analisando a forma de ataque, eu diria que poderia ser a Al-queda, não para atacar mais um país que esteve presente na cimeira dos Açores, mas sim para atingir o país organizador dos Jogos Olímpicos de 2012, afinal os 2 países mais bem colocados eram a França e a Inglaterra, um atentado no dia seguinte ao anúncio iria destabilizar muito mais que a simples ideia de que "estão a pagar pelos erros que cometeram ao ir para os açores". É a ideia de terror até 2012...

Esta é a ideia que eu gosto mais de pensar, pois se eu errar neste meu vaticínio, nós somos os próximos ... vamos tentar estar longe de Lisboa quando isso acontecer ...

ÁGUA



Aquilo que nos faz falta, o bem de que todos dependemos ... ÁGUA ... sem ela o nosso frágil corpo não dura mais que 72 horas ...

Não estraguem hoje o que os vossos filhos podem precisar amanhã!

Astrologia ... o que era segredo deixou de ser ...



ESCORPIÃO
23/10 a 22/11 10 a 16 de Julho de 2005

Carta dominante: II A PAPISA

A sua capacidade de observação e as suas virtudes serão esta semana postas á prova; obterá bons resultados.

PLANO AFECTIVO: Não deve demonstrar logo o que sente, por alguém que surgiu de novo na sua vida. Um pouco de mistério será fundamental para atingir os seus objectivos.

PLANO ECONÓMICO: Aproveite a conjuntura com calma, sabedoria e sagacidade; poderá, em simultâneo dar algumas "lições" a quem for vítima de presunção ou orgulho excessivo. Na saúde terá de ter algum cuidado com a sua condição anímica.



Sinceramente ... o que achas desta semana, prevista pela Maya no seu site de ASTROLOGIA do Sapo???

Imagina que és escorpião como eu e com base nestas previsões, o que farias?

Saia à rua e como a minha capacidade de observação está em alta, controlava tudo, a roupa dos outros, os pormenores, a forma como as pessoas interagem entre si, analisava comportamentos enfim tornava-me um verdadeiro Psicólogo e ia para a rua fazer uma tese com base nas teorias comportamentalistas e rescrevia todas as teorias, entretanto, não era só eu eram milhares de Escorpiões todos na rua sem fazer nada só a observar.

No plano sentimental parece que eu e os outros milhões de pessoas, que nasceram entre 23 Outubro e 22 de Novembro, conhecemos alguém a quem não devemos mostrar o que sentimos, afinal temos de fazer mistério, pois eu conheci o CURUJA, tenho de ter cuidado não posso dizer que ele é boa pessoa, tenho de fazer mistério e faze-lo pensar que eu penso que ele é o quê?

Plano Económico, que acaba por ser o plano profissional, eu vou prosperar, é só aproveitar este clima de calma e ainda vou dar lições de moral, fixe ... estão todos lixados comigo, broncos, não sabem nada de nada...

Na saúde é que parece que estou fodido, o sangue vai estar uma merda, vou ter anemia que me vai deixar muito fraquinho, sem forças e assim não posso ir trabalhar, nem dar as lições de moral ...

Foda-se é sempre a mesma merda, continuo pobre e triste porque apesar da conjuntura, todas as semanas, estar boa e propicia ao aumento de capital, a saúde fode-me sempre os planos, estou doente sempre doente.

Se fosse ligar à astróloga taróloga, ficava taralhoco, assim vivo a vida e consigo os meus objectivos, caso contrário não saia da cama e tinha batido o recorde mundial de entrega de atestados.

Mais uma semana!!!

Senhores leitores, começou mais uma semana, com céu azul e muito calor.

As temperaturas esperadas para o concelho de Loures são elevadas, prevendo-se que a máxima seja de 34º na Mealhada e Torre dos Trotes, 33º Loures, Lousa e Guerreiros, e para as restantes localidades ficam-se pelos 31º...

Mais um dia de calor, mais uma semana que se espera que seja ... Senhores leitores, chega-nos agora uma informação de última hora ... há FOGO!!! Ricardo Moutinho...

" Paulo, um fogo de grande intensidade lavra perto de Cabeço de Montachique, tenho a informação que este fogo está a ser combatido por 4 (quatro) corporações de Bombeiros, num total de 58 (cinquenta e oito) homens, 5 (cinco) Veículos Pesados e 2 (dois ) meios aéreos.
A área consumida pelo fogo, equivale neste momento à área ocupada por, imagine-se, 30 campos de futebol ... os bombeiros tem nas mãos 4 (quatro) frentes de fogo e as medidas de combate estão a tornar-se ineficazes ..."

Obrigado Ricardo Moutinho...

Senhores Leitores, o fogo é algo que afecta o nosso país todos os anos, e as medidas por mais que melhorem parecem que são sempre ineficazes ... bem, senhores leitores, temos ao telefone o Presidente da Câmara Dr. Catarino Amendoeira ...

"- O fogo que lavra no nosso concelho, só pode ser por culpa da oposição, temos informações importantes vindas de fontes seguras, que não posso revelar, porque são confidenciais, que me dizem que a oposição em peso apoia esta revolta do fogo contra as medidas politicas que temos seguido para o nosso belo e verde concelho, a luta da oposição para tornar este concelho feio e preto está a ter os seus resultados, mas não vão conseguir ... fica já aqui a promessa que no próximo fogo, eu próprio irei combater as chamas ... ao contrário do executivo anterior"

Senhores leitores, uma noticia escaldante em primeira mão, aqui, nas bolhinhas de Sabão. O Sr. Presidente anunciou para todo o concelho ler, neste blog, que irá combater com os seus próprios meios, o próximo fogo que assolar o concelho.

As noticias não param de chegar à nossa redacção, e temos informação que devido a este fogo foi cortada a A8, e ... meu deus o horror, 47 (quarenta e sete) automóveis colidiram com o veiculo da BT da GNR, e temos a noticia de 100 mortos.
Corpos carbonizados ... o horror, bem temos o Presidente da Junta de Lousa ao telefone e em ... conferência com o Presidente de Auto-estradas da Atlântida e o Presidente do Governo Internacional da Madeira.

"PJLousa- Srs, isto é uma tragédia para a nossa terra, temos dificuldades em conviver com os desastres, os nossos sistemas de socorro são ineficazes, porque não trabalham, e a nossa capacidade de resolução de problemas é reduzida, os nossos criativos estão todos de férias. E fica aqui a noticia que devido a tão grande número de mortos teremos que abrir uma vala comum pois o nosso cemitério não comporta tanto corpo.

PAAtlantida- Caros clientes, apresento aqui as minhas condolências, pelos acontecimentos trágicos nas nossa concessão da A8, mas tenho a dizer que vamos tomar novas medidas, os veículos da BT, causador deste acidente, vão ser retirados das nossas auto-estradas.

PGIMadeira- Tirem esses bastardos daí, esses filhos da P..., está ai algum, ainda bem pois eu não os quero ai, vão fazer fogo para as vossas sedes eleitorais, peguem fogo aos vossos votos e deixem as florestas em paz ... filhos do Contenente"


Senhores leitores mais uma semana a começar ... e nada de novo no nosso Pais, Obrigado eu sou o Paulo ...

Esta sátira mostra a nossa vidinha, seja Verão seja Inverno, todos os dias temos noticias sempre iguais, o Fogo ou cheias, os Acidentes nas estradas, e a culpabilização da oposição e anteriores governações como os causadores de todos os males, e a inépcia de governantes perante os problemas do país.

Enfim - Somos NÓS

Relativamente a esse assunto, eu tenho uma opinião divergente...

Eu gosto muito de ouvir ...

Não é por acaso que ...
Eu realmente gosto de ouvir ...

Pode parecer impossível, mas a realidade é que perco tempo da minha vida a ver debates mensais do parlamento, vejo a AR TV, gosto de ver e ouvir telejornais, gosto de estar a par de todas as opiniões politicas ... e para quê? Para poder discordar, para poder inventar novas politicas, eu sou um ser politico, um bicho politizado ...

Aproveito para perguntar ... quem quer criar um novo Partido Politico?

Aproveitem os comentários...

sexta-feira, 8 de julho de 2005

Dias de merda!!

Começo a pensar que nasci para sofrer !

Não tenho sorte nenhuma, será que todos me querem dar pontapés, será que tenho assim um rabo tão gostoso, que leva a que todos queiram dar uma patada ... chega vão bater na vossa triste sina e deixem-me ...

hoje em dia já não sei quem sou, tenho todas as minhas convicções trocadas, até já pensei fugir para africa em missões humanitárias ... mais vale viver no meio da pobreza e ajudar quem precisa, que viver no meio da chamada civilização e sofrer nas mãos de pobres mas de espírito.

Quero ser diferente, quero dizer o que me vai na alma sem pensar se isso vai ou não atingir os outros, afinal eles nunca pensam em mim quando falam.

Estou farto de ser um trapo de limpeza, quero ser um véu de noiva ...