quarta-feira, 31 de outubro de 2007

8 ou 80

Comemora-se hoje o dia Mundial da poupança e a maioria dos Portugueses queixam-se de ordenados baixos para fazer frente às despesas e de terem de se privar de alguns bens de primeira necessidade, como a alimentação e o recurso a créditos torna-se inevitável para as pessoas quando o vencimento não consegue fazer frente a todas as despesas e o cinto não consegue ser mais apertado.

Segundo vários estudos, actualmente, os portugueses já não poupam para fazer frente a eventuais despesas surpresa, mas para conseguir subsistir durante o mês. Mas depois, quando leio a seguinte noticia: “Paris, Londres, Madrid, Barcelona, Roma, Istambul e Algarve são alguns dos destinos escolhidos por milhares de portugueses que vão aproveitar o feriado de quinta-feira para fazer ponte e gozar umas mini-férias fora e dentro do país.·” Parece que não estamos a falar do mesmo!!!

Às vezes questiono-me se realmente vivo num país em que todos se queixam que nível de vida está cada vez mais difícil e daí ser complicado terem mais do que 1 filho, se de facto vivo num país em que se vive das aparências, ou ainda se os ricos estão cada vez mais ricos?

Será que as pessoas se endividam até ao pescoço só para se evidenciarem? Acredito que algumas sim, mas sinceramente acho que estamos a deixar de ter classe Média para passarmos aos extremos – Baixa – Alta! Que país é este? 8 ou 80.

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Desabafos


Olá e-friends, está muito complicado ter tempo para vir até aqui, o tempo não dá para nada, chego a trabalhar 10 horas por dia e houve dias que chegaram às 12h, tenho a Internet, telefone e computador controlados à lupa tudo isto para que a boa imagem da administração Publica prevaleça face às Empresas privadas!

Sinceramente, não é desta maneira que o Estado consegue alcançar a boa imagem que tanto se fala! Há sim que motivar os trabalhadores e criar condições de trabalho adequadas às necessidades existentes. Não é como o que existe aqui no meu emprego.

Estamos num processo de reestruturação que dura há 1 ano, este verão mudamos de piso, pois passamos a ser o dobro dos que éramos neste Departamento. Somos 15 pessoas numa sala minúscula com luz natural reduzida porque só existe com uma janela. Estamos praticamente todos em cima uns dos outros, material de escritório de péssima qualidade porque se está em contenção de despesas, mas o trabalho que nos exigem é tudo de carácter URGENTE!!!! der por onde der. Imaginem que para imprimir um trabalho de 50 Páginas demorei 3 horas a Imprimir porque a nossa impressora a cores é mais lenta que um caracol. É com isto que se consegue fazer um excelente trabalho? Sinceramente não é!!

Acredito que há muito boa gente que abusa e não faz o trabalho que lhe compete, que passam horas a jogar computador ou a passear na net, imprime as fotos da família na impressora a cores do trabalho porque até sai mais barato do que mandar imprimir na fotosport, passam horas ao telefone para a mãe, pai, irmã, tia, sobrinho, etc…

Eu acho que é saudável, fazer uma breve pausa para pesquisar ou visitar um site, desde que não prejudique o seu trabalho, por outro lado existem muitos chefes que não motivam os seus subordinados, não lhe incutem novos projectos e as pessoas acabam por se desmotivar.

Não vejo grandes melhorias por aqui a curto prazo, e enquanto não me instalarem o MEO lá em casa vou andando um pouco ausente.


Beijinhos por agora, e até breve.

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Um dia na Quinta da Regaleira

Situada na zona histórica de Sintra e classificada Património Mundial pela UNESCO, a Quinta da Regaleira é um lugar com espírito muito próprio, resultado dos sonhos miticos do seu último proprietário - António Carvalho Monteiro, e por isso mesmo, torna-se importante não conhecer apenas a sua história, mas a Quinta a vivo e a cores.

Decidimos, juntamente com uns amigos, marcar uma visita guiada porque pensamos que iríamos entender melhor o porquê de determinadas coisas, e não nos arrependemos nada. A visita tem a duração de 1h:30/ 2h, o guia era fantástico, tinha um excelente conhecimento de lendas míticas, arte e história, proporcionando-nos momentos de reflexão em coisas que nos passavam despercebidas.






A Quinta da Regaleira é um lugar fantástico para passear e fotografar ou até tomar um café, admirando os vários jardins, o Palácio que é um verdadeiro palacete filosofal de inspiração alquímica de gosto requintado, um terraço disposto a apreciação da maravilhosa natureza que só Sintra tem para oferecer, percorrer o parque exótico, sentir a espiritualidade na Capela da Santíssima Trindade, que nos permite descer à cripta onde se recorda com emoção o simbolismo.

Há ainda que descer o famoso poço iniciático, por uma longa escadaria em espiral, numa profundidade de 30 metros. E, lá no fundo, com os pés assentes numa estrela de oito pontas, é como se estivéssemos imersos no ventre da Terra-Mãe. Depois, é percorrer por um conjunto de túneis labirínticos, até encontrar a luz, reflectida em lagos surpreendentes.


Acreditem que vale mesmo a pena fazer todo o percurso da Quinta, mesmo quando o cansaço começa a tomar conta de nós. Um conselho, para quem estiver interessado, aproveitem o dia todo e não se esqueçam de levar a máquina fotográfica. Aqui ficam algumas fotos tiradas pelo fotografo SOL, espero que gostem.

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Labrega da Portagem!!


Pois bem, era suposto estar aqui a contar-vos o resumo das nossas mini-férias e não o acontecimento inédito cometido por mim mesma hoje de manhã.

Acreditem que até me sinto meio envergonhada relatar a minha triste figura, mas acho que os blogues também servem para partilhar algumas das nossas tristes figuras :) Por isso, acho que devo partilhar isto convosco!!

Não sei se foi de ser segunda-feira, ou se de estar de regresso ao trabalho depois de umas curtinhas férias, mas o certo é que dei por mim a entrar hoje de manhã, numa portagem da auto-estrada, sem parar para tirar o ticket! Sim é verdade, é isso mesmo que estão a ler!!! Não tenho via verde, simplesmente passei na zona correcta mas não parei! Não me perguntem Porquê.

Claro que a figura triste ainda estava para vir....

Assim que passo a portagem a 100 metros, apercebo-me que não tirei o dito cujo e o meu reflexo imediato foi de parar o carro num parque que existe a seguir à portagem! até aqui tudo bem.

Entretanto, 1º pensamento: E agora?

Acreditem que me senti a pessoa mais burra à face da terra, senti-me idiota ao mesmo tempo que meia perdida.

Tinha que fazer alguma coisa, e como havia pouco movimento, comecei por sair do carro, andar a pé pela berma e ir até à portagem tentar tirar o ticket! Pensando eu que iria resolver o problema... é claro que não saiu ticket nenhum!!! Pois aquilo tem um sensor para um carro e não estava lá um carro mas sim eu mesma!!! Entretanto os carros que passavam nas restantes portagens, deviam achar que eu era uma maluca que andava por ali perdida. Imagino a minha cara de desespero!!!:)

Voltei para o meu carro, para respirar fundo, mas não me ocorria nada!!! Não podia fazer marcha atrás porque, ainda chamavam a policia por pensarem que andava mais um louco da auto-estrada por ali!

Pensei em passar a pé todas as portagens até chegar ao outro lado e pedir ajuda a um funcionário da Brisa, mas tive receio da velocidade a que os carros passavam e medo de levar um raspanete da Brisa!! :)

Tive que ligar ao namorado lindo, que tinha ficado na caminha, e pedir-lhe ajuda, porque os nervos já tinham tomado conta de mim. Entretanto, ele foi a minha salvação:) Chegou, passou a portagem a pé para o outro lado, falou com o senhor da brisa, explicou-lhe a situação e ele deu-lhe um ticket que eu tinha em falta!! Ahhh e claro o sol tinha que se rir da situação, eu é que não achei piada nenhuma.

E foi assim a minha burrice matinal, agora gozem à vontade :)


Beijocas grandes






terça-feira, 2 de outubro de 2007

Novos Hábitos


Todos nós sabemos, que o nosso carrinho nos proporciona uma maior autonomia e mobilidade que os transportes públicos que por vezes não conseguem, impedindo-nos de chegar ao nosso destino com maior rapidez e conforto.

No entanto, pensando bem, o conforto é sem dúvida uma mais valia, mas por outro lado, a rapidez acho que já não é bem assim. Eu, ando a maior parte das vezes de carro, assumo: é COMODISMO, mas em termos de rapidez, acontece-me demorar cerca de 1 hora a fazer um percurso que supostamente se faz em 20/30 minutos !!! isto desgasta.

Ao fim de alguns dias extremamente cansada e irritada, com a condução de determinados condutores, o pára-arranca que as longas filas proporcionam e com todo o stress provocado pelo próprio acto de conduzir, já para não falar nos gastos em combustível e a poluição que contribuo para o ambiente, tomei a iniciativa de no próximo mês passar a andar de transportes públicos.

É certo, que para fazermos da utilização dos transportes públicos um hábito, ainda há um longo caminho a percorrer por parte de todos. A diversidade e opção de transporte é cada vez maior, mas mesmo assim há inconvenientes dos quais a maioria se queixa e se justifica para não deixar de utilizar Transportes Públicos: Comboios e Metro – Assaltos, Autocarro – horários e apertões.

Sinceramente, assumo que trazer carro para o centro de Lisboa é de loucos, eu sou uma delas! No entanto, não tive opção enquanto estava na faculdade! Trabalhei de dia e à noite tinha de ir para as aulas, a rede de transportes para a minha casa a partir das 22h deixava simplesmente de me dar resposta o que me deixava sem manobra.

Neste momento, acomodei-me! Mas quero mudar isso, Agora vou passar a fazer umas corridinhas para não perder o autocarro/Metro assim sempre se faz mais um bocadinho de exercício físico e como não poderia faltar... de certeza que estarei a par de todos os programas de TV e telenovelas, pelas conversas que se vão apanhando :) é sempre uma excelente forma de começar o dia :) venha daí esse novo hábito!
PS: Pedimos desculpa pela ausência, mas têm sido umas semanas complicadas em termos de trabalho. Esta semana estaremos de mini-férias para descansarmos e voltarmos em grande! Beijinhos a todos.