sexta-feira, 8 de abril de 2005

Porque se escreve?

"Tenho em mim todos os sonhos do mundo." (Fernando Pessoa)

Não tendo o poder retórico dos grandes mestres da literatura nacional, foi me ensinada a faculdade de escrever, e com ela uma forma de exprimir os meus pensamentos, os meus medos, minhas angustias, meus azares ou sortes da vida, enfim transmitir a quem lê aquilo que sinto.

Gosto de escrever, gosto de partilhar, gosto de dar ao mundo o conhecimento adquirido ao longo da minha breve vivência, muitos terão mais que eu para ensinar mas ninguém sabe aquilo que eu sei, ou pelo menos da forma que eu sei.
Escrevendo posso fugir da realidade e entrar no mundo da ilusão, no mundo da imaginação sem limites, no meu mundo de loucura onde posso ser quem quero, como quero.

A ilusão que transmito pode ser ou não mentira, pode ser ou não real, mas é certamente algum que vive em mim, é algo que gostaria de partilhar com o mundo.
Pessoa, transmite num simples poema aquilo que sinto, transmite em poucas palavras a realidade de quem não sou, mas que poderia ser, transmite o sentimento de ser escritor.

Cancioneiro

O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.

E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.

E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração.

Fernando Pessoa

Nenhum comentário: