segunda-feira, 11 de julho de 2005

Os Atentados



O que acham das acções terroristas?
O que acham dos atentados em Nova York, Madrid e Londres?

O que é que eles tiveram em comum?

As mesmas perguntas de sempre, as mesmas respostas do costume:

Bombas
Transportes
Mortos
Destruição
Al-queda

Isto é o que eles (atentados) têm em comum. Mas pensando neste ultimo ataque, não me parece que tenha sido desenvolvido pelos mesmos autores de Madrid e Nova York, estes últimos em Londres parece que foram feitos por amadores ... a forma como se desenvolveram os ataques, a disposição das bombas, enfim todo o planeamento parece ter sido feito em cima do joelho. Afinal segundo os autores, tinham vindo a desenvolver as suas técnicas desde há um ano a esta parte.

Para mim, como analista de ataques terroristas e relações politicas externas em termos de politicas religiosas, digo que se é o intuito da Al-queda atingir o maior número de infiéis, porque é que não realizaram outro tipo de ataque? não será obra interna?

Não será isto uma forma de destabilização da politica interna Inglesa? Provavelmente não, mas analisando a forma de ataque, eu diria que poderia ser a Al-queda, não para atacar mais um país que esteve presente na cimeira dos Açores, mas sim para atingir o país organizador dos Jogos Olímpicos de 2012, afinal os 2 países mais bem colocados eram a França e a Inglaterra, um atentado no dia seguinte ao anúncio iria destabilizar muito mais que a simples ideia de que "estão a pagar pelos erros que cometeram ao ir para os açores". É a ideia de terror até 2012...

Esta é a ideia que eu gosto mais de pensar, pois se eu errar neste meu vaticínio, nós somos os próximos ... vamos tentar estar longe de Lisboa quando isso acontecer ...

Nenhum comentário: