segunda-feira, 17 de abril de 2006

Morte na Estrada

Este post vem no seguimento da morte de mais 8 pessoas nesta páscoa ... este ano ensombrada pela morte de um jovem actor Português, Francisco Adam, mais conhecido por "Dino" da série para adolescentes (e não só) Morangos com Açúcar.

O importante não é o facto de ele ser actor, o importante não está na quantidade de fans que ele deixa a chorar, a importância deste acontecimento está na curta vida que tinha, nas coisas que podia alcançar de positivas e no desgosto de uns pais que vêm partir alguém que jamais deveria ir primeiro que eles.

Este é o panorama negro das nossas estradas, todos os dias alguém fica órfão de alguém que ama, alguém chora por um erro na estrada. Francisco foi só mais um dos 8 que morreram ontem, mas os outros por serem anónimos também deixaram alguém a chorar, alguns deixaram filhos por criar, casas por sustentar ...

É duro viver num pais que está sempre a chorar as mortes na estrada, é duro viver num pais que mata mais pessoas na estrada que outros em guerras (sem sentido, diga-se).

Mas as coisas não estão a piorar, até melhoram, se há 30 anos atrás morriam 1000 pessoas por ano e hoje morrem 1500, não estamos pior ... não! Porque existiam 300 000 mil carros e hoje há cerca de 5 000 000 de automóveis.

A todos os que ainda estão vivos, porque nestas estradas nunca se sabe, tomem estas mortes como exemplo para a condução ... e choremos os mortos todos por igual, não apenas porque são figuras públicas ou não.

Ao Francisco, tenho pena que o carro dele fosse um clio, pois preferia ver nas noticias de Domingo de Páscoa, "Dino de Morangos com Açúcar desfaz o seu BMW" do que "Francisco Adam morre as 22 anos".

Nenhum comentário: