quinta-feira, 18 de maio de 2006

Alternativas para o bem-estar


AROMATERATIA? Imagem do site www.media.shopping.sapo.pt


O dia-a-dia é sempre stressante, começa logo de manhã com o trânsito, para quem vai de viatura própria para o emprego ou com a confusão dos transportes públicos. Já por não falar daqueles que têm filhos e ainda têm de os preparar e levar para a escola a horas! Por estas e muitas razões que nos levam ao stress, nada mais nada menos do que termos alternativas que nos ajudem a combater o cansaço diário!

Estive em formação durante três dias, e enquanto aguardava pela aula começar, lia o jornal, um estes dias, houve um tema que me despertou a atenção, a aromaterapia. Eu realmente já tinha ouvido falar, mas desconhecia totalmente os seus benefícios.
Assim achei interessante aqui partilhar convosco, aquilo que eu li e se possível, partilhar com vocês, de forma a tentar compreender melhor esta “nova técnica de bem estar”

Pelo que compreendi, a aromaterapia é a prática que utiliza as propriedades dos óleos essenciais puros para a prevenção e/ou tratamento auxiliar de problemas físicos, psicológicos e energéticos. Esta técnica actua sobre a mente, corpo e espírito de forma a criar um sentimento de bem estar no geral.

Como é que funciona?

Cada aroma tem um caracter especifico no tratamento de determinada doença. Aplicando o óleo mais indicado, obtém-se o poder auto-curativo do organismo. Defende-se que esta é uma técnica, é uma boa alternativa para eliminar os efeitos do stress, ao proporcionar uma massagem profunda e relaxante.

Efeitos de alguns óleos essenciais:

Lavanda: anti-stress, ajuda a combater insónia, hipertensão, inflamações cutâneas, queimaduras e infecções respiratórias.

Menta: combate a fadiga mental, dores de cabeça, falta de concentração, febre, gripe, etc.

Rosa: antidepressivo, controla hemorragias, cicatrizante, desintoxicante das vias respiratórias e circulatórias.

Bem meninos e meninas, uma vez deixando aqui a dica, digam lá se conheçem esta técnica ou se alguma vez já utilizaram? porque fiquei com curiosidade. Vamos lá apurar os nossos sentidos e deixar-nos levar pelo poder dos aromas.

Nenhum comentário: