quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

Dia de São Valentim

Hoje é aquele dia em que os namorados embebidos pelo espirito do amor, e com uma pequena ajuda do cupido, fazem juras de amor eterno que não têm a certeza se podem cumprir.

No entanto, lá se fazem as tais promessas e lá se gasta uma pipa de massa a comprar aquele presente especial que se julga que o outro vai gostar.

Por ter uma educação católica, acredito nos santos e na fé que colocaram na igreja, até acredito no bem que podem ter feito às pessoas no seu tempo ou mesmo nos milagres que ainda hoje, mas com menos intensidade, ainda conseguem fazer ... mas meus amigos!

Porque é que se comemora o dia de São Valentim, ou dos namorados na data da sua morte e não na data do seu nascimento? Sim a data de nascimento trás muito mais alegria que a da morte.

Este santo que viveu no sec. III d.c., viveu a sua vida como sacerdote, o seu amor era para com deus e para com a religião católica vigente, porque é que se tornou o patrono dos namorados, uma vez que reza a lenda ele não teve namorada, pelo menos oficial.

Existem várias teorias, uma das quais remonta ao tempo do Imperador Romano Cláudio II, que por necessitar de homens para as suas fileiras de batalha, proibiu determinantemente todo e qualquer casamento, no entanto Valentim contra a vontade soberana que imperava na altura foi realizando os matrimónios às escondidas ... o que lhe valeu, quando foi descoberto, a prisão tortura e morte a 14 de Fevereiro de 269 d.c.

Valentim morreu pelos noivos, por aqueles que queriam casar e não podiam, pelos católicos.

Se assim for, então porque é que São Valentim é o patrono dos namorados e Santo António o dos Casamentos?

Não deveria ser ao contrário? Pois no Brasil é mesmo ao contrário, o dia dos namorados é celebrado em vésperas do dia de Santo António, 12 de Junho ... e nessa data os namorados Brasileiros fazem as delicias da união não reconhecida pela "santa igreja".

Em Portugal o dia dos namorados é no frio, deve ser para nos aquecer-mos, e saímos para jantar naquele restaurante que falámos que gostávamos de ir, para chegar à porta sem reserva e batermos com o nariz na porta por falta de mesa ... sim, porque nesta data aparecem tantos casais para jantar, que até parece mentira.

Uma coisa é certa, e por eu ser determinantemente contra as relações extraconjugais este deve ser o dia em que menos pessoas ficam enfeitadas, uma vez que estando juntos ninguém pode sair par comer um novo prato lá fora.

Se assim for, deveria ser dia dos namorados todos os dias.

E porque é que não pode ser, hoje apetece-me que amanhã também seja dia dos namorados e será eu e a minha cara metade preparamos um jantar bem romântico em casa e aninhamo-nos no sofá com uma mantinha e curtimos o resto da noite nos braços um do outro.

Mas sabem outra coisa, depois de amanhã será igual, e também me apetece que seja dia dos namorados, e não faço a mesma coisa mas posso realizar outras fantasias, como pequeno almoço na cama, banho de espuma, etc...

No entanto deixem-me dizer que no próximo dia 28 de Fevereiro também é dia dos namorados, e não é porque se trate de uma data especial mas porque me apetece de novo assim como no dia 1, 2, 3, 4 de Março, e por ai a diante ....

Detesto prendas no dia de hoje, sou contra o consumimos associado ao amor, o amor é dar e receber sentimentos, carinho, tolerância é deixar-mo-nos levar num estado de graça na companhia de quem mais gostamos, e não enriquecer o rabo a mais uns malucos que decidiram que tínhamos de gastar dinheiro para agradar quem amamos.

Eu não preciso de comprar o amor, preciso de o alimentar de o tratar como uma pequena flor, dar-lha água quando tiver sede, falar com ela quando estiver murcha.

Por isso vamos fazer todos os dias, dias dos namorados, Ok?

Nenhum comentário: