quinta-feira, 26 de abril de 2007

O que mudavas em Lisboa?


A Associação Alkantara e a ZDB, tiveram a iniciativa de lançar um concurso de ideias para mudar determinadas coisas na cidade de Lisboa, desafiando os habitantes de Lisboa de todas as idades e não só a apresentarem propostas que melhorem a cidade onde vivem.

Como seria a Lisboa ideal? O que há de bom na nossa cidade? O que deveria mudar? Há coisas Será que o nosso comportamento deve mudar? Ou a organização do tecido urbano? Precisamos de mais parques e jardins, transportes públicos, bibliotecas, escolas, teatros, campos de futebol, museus...? Ou precisamos sobretudo de menos carros, menos poluição?

Esta associação já recebeu cerca de 50 ideias, algumas possíveis outras impossíveis:) deixo-vos aqui algumas das propostas: Há quem sugira a criação de uma masmorra entre a abaixa e o Castelo de S. Jorge cujos hospedes seriam dirigentes desportivos:) esta masmorra seria constituída por 16 celas cúbicas (nº de clubes da 1ª liga) que iriam aumentando gradualmente no sentido ascendente, hierarquizando os prisioneiros por penas a cumprir!

Houve também quem sugerisse a criação de um "Museu Nacional da Corrupção Contemporânea" para expor todos os corruptos que agem contra as normas e Leis que constam na Constituição.

Outra ideia Original, é a de criar padrões de azulejaria típica nacional mas que apenas seriam perceptiveis de avião, nos terrenos circundantes do Aeroporto para tentar melhorar a sua estética.

Eu adoro a cidade de Lisboa, acho-a linda!mas sei que precisava de mudar algumas coisas. Acho que precisava de uma rede de transportes públicos mais eficaz que fizesse tirar o trânsito e menos poluição, os espectaculos de cultura fossem acessiveis a todos, precisava de ter jardins planos e mais extensos e ser mais segura com menos assaltos.

Em relação a criação de coisas novas, sugeria a construção de um teleférico de uma margem à outra do rio Tejo, acho que teria uma vista fantástica da cidade e iria atrair muitos turistas:)

e voçês o que mudavam na cidade de Lisboa?

16 comentários:

Sol disse...

O que mudaria nesta cidade tão típica cujo fado transpira a cada esquina.

Nada ou quase nada, digamos que apenas apostaria no crescimento organizado e com as mesmas linhas estéticas do seu passado.

Novos monumentos de imponência similar aos Jerónimos, uma vez que não existe um monumento que nos possamos orgulhar de ver nascer e crescer.

Um museu da Ciência e História Natural, Uma Nova Feira Popular ... jardins centrais vias para bicicletas, mais policiamento menos criminalidade, o fim dos sem abrigo com casas de acolhimento, o fim da sopa na rua e a criação de refeitórios municipais, menos buracos mais rede de metro, mais autocarros e o retorno dos eléctricos.

Criação de novas atracções e fazer esquecer Lisboa conhecida apenas pela sua vida nocturna.

Criação do passeio dos museus onde teríamos uma rota especial para fazer pelos museus de Lisboa de borla, dar vida ao Parque Mayer, dar comercio à Praça do Comercio e tirar dai os ministérios, abrir as portas dos espaços públicos para as visitas.

Enfim afinal eram muitas as coisas que mudava.

Beijos muito mas muito bons.

Miss Alcor disse...

Eheheheh! Museu da corrupção! Este pessoal tem cá uma imaginação! ;)
Eu não posso mandar muitos bitaites... sou de V.N.Gaia...

Célia disse...

Eu colocava pistas de ciclismo em todo o lado:))

Alma Minha disse...

Como não vivo em Lisboa... quando a visito penso que é perfeita...
Gosto de Lisboa!
Beijos

Nathalia disse...

Eu não vivo em Lisboa...por enquanto! :o) Mas gostaria que tivesse menos trânsito...hehehe

BAd disse...

Venho agradecer muito as tuas linhas no meu blog, venho avisar que o meu casamento será no dia 2 de Junho, e dizer que adorei o teu cantinho.
Venho pedir se te posso adicionar ao que visito regularmente (infelizmente, nos últimos tempos, não tão regularmente como gostaria).
Venho dizer que a lua me chamou logo a atenção, sou fascinada pela lua, tanto, tanto que tatuei uma pequenina lua na minha omoplata.
Sobre Lisboa propriamente dita, eu gosto da minha cidade natal, adoro voltar a Lisboa quando estou ausente, mas gostar como o meu namorado, não consigo.
Ele sim, os olhos até brilham ao ver a sua cidade quando regressamos de férias.
Enfim, sei que é preciso e salutar a mudança, mas... ela até nem está assim tão mal.
Talvez aquele Martim Moniz seja o que eu gostaria de mudar.
Adorei a tua ideia do teleférico, bem melhor do que o elevador proposto pelo antigo presidente da câmara, Dr. João Soares. :)
Por fim, peço desculpa por me ter alongado.
Espero poder contar com mais visitas tuas, eu voltarei aqui.
Beijinhos

Corduroy disse...

Eu tb não posso falar mt sobre isso, pois sou de Penafiel, mas o k mudava era o Pavilhão Atlântico para o Porto que era para não ter k ir a Lx ver concertos muitas vezes por ano. Já agora o Alvalade XXI tb para o Porto...

Agora a sério...Lol... eu não mudava nada, pois sempre k vou aí ela parece-me perfeita e super-acolhedora. Tenho é de ir ao castelo de S.Jorge k ainda não fui.

Noquinhas disse...

Um amigo meu que é arquitecto esteve a trabalhar num projecto parecido para mudar a zona ribeirinha. Mas depois do projecto nada feito porque não havia dinheiro. :S

Eu sinto falta de um parque temático em Lisboa. De vez em quando paetece-me andar de montanha russa.

Jinhos

Release me disse...

Mais caixotes de lixo, menos parquímetros, menos trânsito, mais cuidado com os monumentos antigos, museus e bibliotecas com pessoal suficiente... etc...
Achei o máximo essa do museu da corrupção!!!

Lua disse...

Sol: Concordo que falta uma feira popular renovada, mais museus e mais espaços para as bicicletas:)

Miss Alcor: Podes sempre dar a tua opinião, mesmo não sendo habitante de Lisboa.

Canochinha: parece-me que gostas de bikes:) és cá das minhas!

Alma Minha: Nenhuma cidade é perfeita, mas como não vives cá entendo-te.

Natalia: Acredita que o trânsito é horrivel!! era fundamental retirarem grande parte dos carros!

Bad: Bem-vinda a este espaço! Eu também adoro tudo o tenha luas:) não tens que pedir deculpas por achares que te alongas-te, eu adoro testamentos:)Concordo com alterações ao Martim Moniz, acho que podia levar uma renovação!Volta sempre.

Couduroy: Tu pedes logo, as melhors coisas que Lisboa tem:) o meu Alvalade XXI era mesmo mto complicado, tb gosto de ver o meu Sporting:))

Noquinhas: o problema destes projectos é que raramente ou nunca vão para a frente!!tb sinto falta de um parque de diversões:)

Bia:Os monumentos muitas das vezes estão um pouco desleixados! por isso concordo que devia de haver mais cuidado com eles. Parquimetros podiam deixar de existir.

Miss Alcor disse...

É assim, eu adoro Lisboa! Não foram muitas as vezes que lá fui, mas adorei cada uma delas!
Mas para ser honesta, não sei mesmo o que faria!
Acho que têm um sistema de transportes fenomenal (comparado aqui com o Porto!), os espaços normalmente estão limpos e a cidade transpira magia!
Para mim, Lisboa significa férias e borga! Não lhe posso mudar nada! ;)

Miss Alcor disse...

PS - Bairro alto rules!!!!!!!!!!! ;)

Lua disse...

Miss Alcor: Tb gosto mto do Bairro Alto!:) quanto à rede de transportes, em relação ao Porto acredito que deve ser um bocadinho melhor, mas podia ser melhor ainda. Aqui ou em qqc parte do país!

beijoquinahs

Mónica disse...

mudava-me para lá

Mónica disse...

sem cedilha :-)

colher de chá disse...

eu mantinha a relva no Largo Camões (como nas comemorações do 25 Abril ), abria mais umas bibliotecas (que estivessem abertas aos fins de semana e durante a noite para a malta poder estudar ), fechava o transito na baixa e fazia da Praça do Comércio uma espécie de Plaza Mayor de Madrid!
:)