quinta-feira, 3 de maio de 2007

Fumar ou não Fumar...eis a questão!


Fumas? Não fumas?... Mas, provavelmente, sais à noite, vais a um bar ou uma discoteca, jantas em restaurantes, tomas café num Snack Bar... Já somos dois! Mas se fumas... não vai ser possivel fazê-lo ao mesmo tempo, ou pelo menos dentro de um recinto destes! isto porque está prestes a ser aprovada a lei que proíbe de fumar em locais públicos fechados com menos de 100 metros quadrados.

Estava hoje a ouvir na rádio as várias opiniões de pessoas sobre este assunto e a maioria está a favor desta lei. Os não fumadores apelam que não têm que "levar" com o fumo de quem fuma, os fumadores, por sua vez, apesar de concordarem também com a lei, querem espaços próprios onde possam ter o prazer de matar o vicio! E ainda outros que mesmo não sendo fumadores estavam de certa forma contra a lei porque consideram que não se pode "marginalizar" quem fuma incutindo-lhes coimas tão elevadas quando há crimes graves que nem a julgamento vão!

Eu concordo com a Lei porque não acho justo estar num restaurante a comer e estar a maioria das pessoas a fumar, ou entrar num café e nem se conseguir respirar ou ver alguém com a quantidade de fumo. Criar espaços próprios para fumadores?? também não sei se é a solução, pois não acredito que exista algum sistema de ventilação capaz de eliminar todo o fumo de vários fumadores num espaço tão concentrado. Assisti no aeroporto de Londres ao espaço reservado a fumadores, que até assustava, havia uma nuvém de fumo enorme que um fumador para lá entrar tinha que pensar 2 vezes se queria mesmo ir fumar um cigarro.

Talvez se criem as esplanadas para fumar :)) ou bares e discotecas próprias para fumadores!

Por outro lado, não concordo com penas que vão dos 50 aos 1000€ aplicadas a quem for apanhado a fumar num recinto fechado! entendo que é uma forma de se cumprir a Lei, mas por outro lado pareçe que um fumador é um criminoso! E o facto do proprietário de um estabelecimento poder denunciar às autoridades um fumador, faz-me lembrar a época da PIDE!!

Acho que a maioria dos fumadores tem consideração pelos que não fumam e vai aceitar a Lei, sem ser necessário aplicar coimas.

e voçês que têm a dizer disto? quais as soluções para quem é fumador? espero aqui pelos teus comentários!

20 comentários:

Paulo disse...

Eu não fumo.
Respeito quem fuma, mas acho que muitas vezes os fumadores não respeitam os não-fumadores.
Fumo de tabaco quando estou a comer é que não! Não suporto e digo sempre, de uma forma educada na medida do possível, à pessoa que está a fumar para deitar o fumo para outro lado.

Alma Minha disse...

Eu fumo.
Tento sempre respeitar os outros...
Vamos lá ver o que é que isto vai dar...
É pena é que não se tomam medidas assim tão duras em relação a situações mais vergonhosas que se passam no país...
Beijos

Miss Alcor disse...

Eu concordo com a lei. Às vezes até fico com os olhos a arder do fumo. No entanto não sabia que os fumadores podiam ser denúnciados! Afinal, acho que não é preciso chegar a tanto!!! Realmente parece a PIDE!!!
Em relação às multas, apesar de não concordar muito, temos de admitir... se não as houver, o pessoal simplesmente não cumpre! Acho que ainda não chegamos a esse ponto de uma sociedade em que a cidadania fala mais alto!!!

Célia disse...

Lua, acho há bastantes fumadores que respeitam quem não fuma, mas eu trabalho num antro em que a ideia base é: "Eu fumo, se estás mal muda-te". Parece mentira, mas é verdade. Há uma senhora aqui que fuma que nem uma besta (e desculpem-me a expressão) seja ao pé de quem for! Inclusivamente ao pé da filha, que nem tem 10 anos. É pensando nestas pessoas que eu bato palmas a esta lei!
Em relação às multas, sinceramente só acredito nisso quando vir! Alguém terá coragem de fazer denúncias? Duvido.
Como disse hoje um colega meu, fumar deixou de estar na moda. Costuma-se dizer que a nossa liberdade acaba quando começa a dos outros, e acho que este é um belo exemplo! Estou c-a-n-s-a-d-a de levar com o fumo de quem não quer saber se está ou não a prejudicar os outros.

PS: Desculpem o comentário mais exaltado, mas no que toca a este assunto, estou pelos cabelos!

Noquinhas disse...

Concordo com a lei mas acho as multas um exagero. O meu primo já apanhou uma multa de 50€ por fumar no metro, o que sinceramente acho um pouco abusado. Acho que quem fuma acaba por pagar pelos fumadores que não repeitam o espaço dos não fumadores.

Jinhos

Lua disse...

Paulo: Eu tb não gosto de comer e ter fumo de cigarro à minha volta!

Alma Minha: concordo que as medidas tb são um pouco duras face a problemas mais graves.

Miss Alcor: Eu entendo que as multas sejam para o pessoal cumprir a Lei Mas que não é justo não é!

Canochinha: Não tens que pedir desculpas pelo teu desabafo é a tua opinião!eu tb passo mais ou menos por essa situação no meu trabalho. Estou num gabinete com a minha coordenadora que é fumadora compulsiva. Ela fuma enquanto trabalha comigo na sala. Pensas que ela se rala com isso? não! Abre a janela para arejar a sala. Como é coordenadora não pode ir até à escadas fumar por causa do estatuto. Eu é que estou a mais na sala!

Noquinhas: é verdade que há mtos fumadores que não respeitam o espaço dos não fumadores e depois tem-se a tendência de generalizar e isso não é justo.
Quanto às multas tb não concordo com elas e pelos vistos o teu primo já sofreu isso na pele!!

Corduroy disse...

Como não fumador tenho de estar em acordo com as medidas adoptavas pelo Estado... Sinceramente isto já peca por tardio!!! Estive em Erasmus na Lituânia e maioria dos espaços fechados tinham uma sala própria para os fumadores o que tornava o ambiente bem mais saudavel e agradavél. Mas penso que isto vai demorar a entrar na rotina dos fumadores... e os comerciantes vão se queixar do negócio. Não se pode agradar a toda a a gente!!

Release me disse...

É assim, eu não fumo, e para mim esta lei é muito bem vinda porque estou farta de no trabalho estar a levar com fumo num espaço fechado. Não se tem respeito. E quando vou a um café saio sempre de lá com um fedor horrível, e eu tenho bronquite, e faz-me realmente confusão, fico toda engosmada...
Agora percebo que para os fumadores seja chato todas estas novas restrições, mas pode ser que lhe venha a fazer bem, que comecem a fumar menos.

Nathalia disse...

Eu não fumo, ams a minha mãe fuma desde sempre. É uam fumadora que respeita os outros, pois só fuma na varanda. Mas o facto é que muitas pessoas estão-se a c.... para os outros e fumam mesmo sabendo que podem incomodar. Detesto ter que ficar a "rodar" na mesa enquanto como para me desviar do fumo...
Vi uma solução interessante no aeroporto do Porto...uma espécie de "cogumelo" aberto que aspira o fumo. E tem capacidade para 10 pessoas! hehehe

Sol disse...

Digamos que é uma ideia que apoio como amigo dos direitos dos não fumadores ... mas não se esqueçam que os fumadores não são hortas para serem regadas para quando estiver a chover na rua.

Os direitos dos fumadores estão agora condicionados ou não? Se calhar não estão.

Só tenho pena que neste pais seja tudo para quem tem poder e dinheiro, pois quero ver um politico levar uma multa de 50 euros (que pode ir até 1000)por estar a fumar no parlamento ou gabinete.

Hipocrisia ...

Já agora porque é que as multas são mais pesadas que as de fumar drogas leves.

É um pais que anda a reboque da UE e das suas leis, é pena que só acompanhem estas.

Não gosto de fumo, mas não sou fundamentalista, para isso chegam os bombistas da al-queda

vinte e dois disse...

Eu sou fumador, mas é o cigarrito com o café e passa pouco disso.A lei de que falas já foi aprovada ontem, com um prazo de um ano até ser definitivamente aplicada. Mas pelo que percebi, não vai haver fiscalização, esta será feita pelo próprio dono do estabelecimento ou então através de denuncia de um cliente, o que quanto a mim significa que vai ser muito pouco funcional. E acho que a lei ainda vai dar muitas reviravoltas. Há pessoal com muito dinheiro investido em espaços de diversão e com muita influência que não devem tardar a mexer uns pauzinhos ;)
Obrigado pela visita e volta sempre ;)

Célia disse...

Sol, deixa-me só acrescentar o link para um ponto de vista em relação à comparação das multas entre drogas e tabaco. Parece-me pertinente.

http://dn.sapo.pt/2007/05/04/opiniao/a_minha_veia_e_pulmoes_outros.html

Miss Alcor disse...

Canochinha, sempre à frente! Grande crítica!
Realmente o que a senhora diz, faz muito sentido!
Há que proteger as pessoas do mal dos outros!

Just Me...S disse...

Minha querida

Sou ex-fumadora...por isso compreendo perfeitamente os dois lados. fumava mais de um maço por dia e hoje em dia confesso que o fumo me incomoda embora saiba que não posso cair em tentação porque voltaria outra vez com a força toda. Um tema polemico ao qual tenho que admitir não conseguir formar uma opinião :(( Os dois lados têm razão, por mais que os fumadores prejudiquem os não-fumadores.
Beijocas

Avó do Miau disse...

Se pensarmos na quantidade de pessoas que morrem de cancro de pulmão devido ao tabaco, toda a "intimidação" se justifica se isso salvar vidas, mas creio que a motivação de quem promove as leis, tem mais a ver com a economia do que com a saúde! LOL
Beijinhos

Ana disse...

Concordo que em restaurantes e locais próprios para fazer refeições não seja permitido fumar ou então que seja criado um espaço para quem fuma, contudo acho irracional não ser permitido fumar num bar ou discoteca...É que até alguns não fumadores se tornam fumadores à noite!!

Lua disse...

Canochinha: Obrigado pelo link que enviaste acho q é bastante pertinente!concordo q a entrada desta Lei é bom para todos. Os q fumam passam a fumar menos e quem sabe até deixarem mesmo de fumar, os q não fumam terão mais ar puro:)por outro lado, a entrada desta lei ainda vai dar muito q falar:)

Daniela Mann: Obrigado pela tua visita, concordo contigo que em parte a aplicação desta Lei tem muito a ver com questões económicas do q propriamente com a saúde.

papoilita coquelicot disse...

Eu não fumo, e para mim esta lei veio mesmo ajudar-me a não continuar a fumar... Não, não me enganei, embora não fume posso vos dizer que sou uma fumadora passiva!! Nunca fumei em toda a minha vida e tenho pulmões de fumadora, as minhas radiografias atestam infelizmente esta certeza. Desde que comecei a trabalhar os meus colegas todos fumavam e por acréscimo eu fumava também. Respeito os fumadores, mas muitas vezes eles não me respeitam a mim. Estou farta de chegar a casa depois de um dia de trabalho a cheirar a tabaco, não é só a roupa, mas também é o cabelo e os livros( para mim são os meus instrumentos de trabalho)! Uma coisa é sair da noite, outra coisa é sair do trabalho!! Esta lei tem alguns pontos excessivos, como por exemplo a área e o sistema de ventilação que agora vão ser exigidos para certos restaurantes e bares, mas quanto a locais de trabalho e a serviços da administração pública, penso que esta lei é mais do que bemvinda.

desculpeqqc disse...

Eu não fumo.
Esta lei é mais uma daquelas que não é para cumprir.

Unknown disse...

Ahhh eu não concordo!
Olha só.. hoje sim pode ser muito mais uma escolha pessoal do que uma questão de induzir ou não alguém ao vício.
Todos Sabemos que durante décadas, não só no Brasil, mas no mundo, fumar era uma questão de status, moda, charme . . . e, as indústrias que fabricavam e fabricam cigarros, bem como os governos dos países onde o fumo é consumido, obtém lucros altíssimos seja através da venda do produto ou dos impostos que arrecadam.
É IRONICO agora, de uma hora para outra culpar os fumantes pelo seu vício ou pela poluição do ar e do ar alheio, já que o próprio tabagismo já é considerado uma doença seja pela dependência física ou psiquica que cria. Pq aquela pessoa que "não fuma", quando avista um fumante não pode igualmente desviar dele? é tão difícil, você andando num local público ir um pouco mais para o lado se tem alguém fumando em seu caminho, ou vice versa? Garanto que o "bom fumante" não vai soprar a fumaça dele em cima de você, pois ninguém aceitaria isso calado. Uma atitude política de mostrar que você não está satisfeito com a situação, não é simplesmente proibí-la, mas sim mostrar que para você aquela situação é incomoda. Imaginem 300 pessoas que não fumam andando na rua e, 02 ou 03 fumantes passando, aí todos os que não fumam desviam dos fumantes, quem vai se sentir constrangido? Quem fuma ou quem não fuma?
Se querem proibir a qualquer pessoa de fumar em lugares públicos abertos, antes deveriam proibir a venda do cigarro. Eu não vou deixar de fumar por imposição, mas se realmente me convencerem que o meu fumar mata mais pessoas do que a roubalheira e desvio de verbas públicas, que deveriam ser destinadas à educação, construção de moradias e investimentos na economia do país, aí quem sabe eu pare, já que são os impostos que pago, quando compro meu cigarro e, que são desviados por corruptos que os ajudam a ter o conforto e luxo que eu e tantos outros brasileiros não temos. É muito fácil dizer agora que os fumantes são culpados por tudo, daqui a pouco seremos culpados também pelo efeito estufa.. ahahahaha, mas e qual a culpa de quem levou as pessoas a se viciarem? Deixem os fumantes quietos e se preocupem com coisas realmente significativas, tem muita gente morrendo de fome e frio no mundo pra nos importarmos tanto assim com os fumantes.
Mas como diz o ditado: Não há como agradar a gregos e troianos.