quinta-feira, 24 de maio de 2007

Solidão a quanto obrigas...


O mundo está cheio de pessoas que se sentem solitárias, e para terem um pouco de atenção fazem as coisas mais estranhas, exemplo disso é a de um Americano de 20 anos, com muito tempo livre mas com poucos ou nenhum amigos, decidiu colocar um vídeo na passada sexta-feira no YouTube com o seu número de telefone e a disponibilidade total para falar com quem lhe quisesse ligar.

Resultado: recebeu cinco mil chamadas e mensagens no telemóvel e para ter um pouco de tranquilidade no sábado deixou o telemóvel sem som para poder ir a um concerto.

O jovem diz que se inspirou em Juan Mann, um homem que ficou famoso, por oferecer abraços gratuitos a estranhos também através do YouTube. Este afirmou que « As mães de algumas pessoas que não reservam tempo para falar com elas, mas os estranhos fazem-no no YouTube»

Perante esta atitude, questiono: a culpa é dos pais? É preciso submeter-se a este tipo de coisas para ter amigos? Ele não tem a capacidade de criar laços de amizade cara a cara. Ou será que era fama que pretendia?

17 comentários:

desculpeqqc disse...

... talvez fama ... pois amigos duvidos que os venha a ter (muito menos agora).

Miss Alcor disse...

Acho que possivelmente é a fama! Mas de certeza que há por aí alguma falta de formação inícial, na educação desse rapaz!
Eu não tenho muitos amigos... no entanto, estimo muito os que tenho! A quantidade nunca superou a qualidade. Além disso, quando quero um abraço, simplesmente peço-o à minha mãe, ao meu pai, à minha avó. Costuma resultar.
Acho que chegamos a um ponto no qual as pessoas fazem tudo para ter atenção... e isso é uma pena!

Sol disse...

Não sei de que patologia poderá o rapaz sofrer, mas de certo que sore de alguma.

O que as pessoas fazem para ter aceitação social e conseguir a estima de alguns.

Uns procuram o Hi5, outros a protecção do computador e de sua casa para passar horas no msn, este resolveu utilizar o youTube.

Cada um com a sua pancada! Nós parece que temos os Blogs.

Beijocas com amor.

Lara disse...

penso q o dito rapaz retrata aquela margem da sociedade cada vez mais frequente marcada pela solidão escondida atrás de uma humanidade globalizada pelo monitor

Célia disse...

Claramente, este moço tem um problema. Isso ou então quis chamar a atenção.

Moinante disse...

" Deleito ,
as palavras que me dizes ao ouvido ."

Unknown disse...

Numa sociedade competitiva e madrasta como a nossa, a solidão é um estado que aparece como resultado da nossa necessidade de atenção, afectos e carinhos.

Mesmo rodeados de amigos, podemos nos sentir sós.

Os Amigos, os verdadeiros amigos, são por vezes apenas a nossa família, ou outras pessoas com quem desabafamos e a quem damos ou recebemos aquele abraço.

A patologia da solidão leva-nos a ter comportamentos estranhos, tais como o apresentado neste post, ou ser ainda mais radicais, sendo uma porta aberta para as drogas e para a violência.

Convém não esquecer aqueles que pretendem, por opção, estar na solidão, no isolamento ou na meditação. A esses é preciso respeitá-los, dar-lhes o espaço que necessitam, pois estão a fazer as pazes com o mundo que os rodeia, e estar lá para os ajudar sempre que por um conforto amigo procurarem.

Aquele Abraço.

papoilita coquelicot disse...

Será que ele não ganhava nada por receber mensagens e telefonemas? Se não for esse o caso, penso que se trata de alguém muito sozinho no mundo, para ter que recorrer a este estratagema, porém como já alguém disse aqui em cima, todos nós, nem que seja por esta via (a dos blogs), preferimos apresentar-nos e dar-nos a conhecer um pouco mais dos nossos pensamentos e emoções a estranhos do que a amigos próximos e que supostamente nos conhecem desde sempre.... Porque será? Porque nos ouvem e regularmente passam para deixar um olá... Olá querida Lua!!

Noquinhas disse...

Eu acho que há muitas pessoas que não têm facilidade em fazer amigos e sem dúvida que a internet pode ser um meio para ajudar em muito essas pessoas. Antes conversar com alguém do que entrar numa escola aos tiros. :S

Jinhos

Lua disse...

LFM: os amigos que venham a aparecer provavelmente não sei se serão verdadeiros!

Miss: Eu tb não tenho mtos amigos. Costumo dizer q são poucos mas bons:)é normal muitas vezes estarmos carentes, mas qd estou nesse estado admito-o aos meus amigos:)

SOL: Amor, a solidão faz com q as pessoas fiquem mais tímidas, e por isso recorrem a instrumentos onde se possam soltar mais perante outros, daí ter utilizado o YouTube para procurar alguém para falar.
Tens razão que os Blogs tb são um instrumento para desabafos com pessoas que não conhecemos mas acho q é muito diferente.

Lara: Concordo contigo! A globalização tem como algumas consequências este tipo de situações.

Canochas: Acho q quis chamar a atenção, e o certo é que parace q conseguiu:)

Moinante: Bem vindo a este espaço e obrigado pela visita.

João: Tens toda a razão! podemos estar rodeados de amigos e sentirmo-nos sozinhos.

Eu entendo e respeito q a solidão é um sentimento muito triste e leva muitas vezes ao desespero daí este tipo de comportamentoS. Acho q dificil q o facto de ter colocado o nº de telemovel à disposição na internet o vá satisfazer em pleno só pelo facto de receber tantas chamadas e até acho mesmo q com o tempo as chamadas serão cada vez menos e a solidão permanecerá!

Papoilita:Olá querida Papoilita, é verdade de muitas vezes nos damos mais a conhecer nos blogs do q aos nossos amigos q nos conhecem há anos. A internet tb desinibe:)
e o facto de partilharmos opiniões uns com os outros aqui nestes espaços virtuais, já é uma forma de não nos sentirmos sós:)
beijinhos

Noquinhas: sim é preferivel ter este tipo de atitudes que não prejudica ninguém, do que fazer disparates e afectar pessoas inocentes.

beijinhos a todos

Enfim... disse...

infelizmente acho que em certas alturas da vida deparamonos sem amigos é triste enfim...

Bom fim semana

Daniel disse...

concordo com LFM talvez fama, mas voltando a questão da amizade, criar laços podem ser embaraçoso para algumas pessoas, eu mesmo era muito timido até os 12 anos, depois de ter que me virar nos trinta comecei a fazer mais amizades, aos 20 e tantos anos tive que me mudar e recomeçar a criar laços, mas onde estão aqueles amigos do peito de que tanto precisa, longe, longe, só um telefonema não basta, um calor humano é mais receptivo. Mas é preciso saber preservar, aqui esta a mensagem que é Cuidem-se.

SC disse...

Na America tudo é possível, até a solidão que pode ser demasiado pesada, obrigando a estas atitudes.
Não condeno, nem critico, mas que dá que pensar, dá...! (e no fundo... o que é que as 5 mil chamadas resolvem se o problema está no seu interior?)

Unknown disse...

Excelente post! Muitas vezes sinto que apesar da internet, telemóveis e afins, as pessoas estão cada vez mais sozinhas.

Release me disse...

Acho que a solidão leva as pessoas as actos extremos e pouco reflectidos...

Urban Cat disse...

Mesmo quando estamos rodeados de pessoas...estamos sozinhos.

(**,)

Mónica disse...

fama ou então algum desiquilibrio emocional para não dizer: coitado é doido :-)