quinta-feira, 5 de julho de 2007

Amizade



Em conversa com uma colega do trabalho, acabei por não perceber muito bem o que é que a AMIZADE representa para ela. Estava ela muito feliz porque a “AMIGA DOS E-MAILS” lhe envia coisas girissimas e que se diverte muito com os e-mails enviados por essa amiga. Até aqui tudo bem, mas fiquei surpresa quando ela me diz que nunca vê e fala com essa pessoa nem por telefone, e por e-mail é só mesmo conteúdos com brincadeiras.

Isto fez-me um pouco de confusão, mas somos amigos porque trocamos e –mails? ou porque nos falamos em ocasiões especiais (aniversários, casamentos, alguns baptizados e os inevitáveis funerais), ou mesmo porque cai mal chamar “conhecido” a alguém que até tem gravado o nosso número no telemóvel mas que nunca nos liga?

Este tem sido um assunto que se tem sido abordado por vários blogs que tenho visitado, e quis aqui deixar mais um exemplo de como a amizade às vezes não é valorizada.

Para a maioria das pessoas esta é tida como uma das ligações mais importantes, mas na realidade depois verifica-se que há amigos que se passam anos sem com eles comunicar. É isto a verdadeira amizade?

Eu sei que cada um de nós entende a amizade, de forma distinta. Eu gosto de ter os meus amigos sempre presentes, embora compreenda a ausência da sua presença, pois sei que o stress do dia-a-dia não deixa muito espaço de manobra em matéria de tempo e mesmo de motivação, mas há tantas formas de mantermos contacto com todos aqueles que gostamos sem estarmos presentes. Gosto de saber que estão bem, de sentir o seu carinho, partilhar ideias, ouvir e dar conselhos.

Para tudo isto não é preciso estar com eles todos os dias!!

Não entendo uma amizade assim-assim. E isso inclui-me de imediato na lista dos indesejáveis, pelo grau de exigência que eu requero. :) Por isso tenho tido muitas desilusões

13 comentários:

Cristina disse...

Essa amizade da tua colega é meio estranha e, sinceramente, não a entendo nem aceitaria. Acho que uma amizade tem de ser vivida pessoalmente, embora compreenda que nem sempre o dia-a-dia permita gozá-la tanto como gostaríamos. Para mim, amizade significa estar lá nos momentos bons e maus, a criticar, a elogiar e sempre com um braço estendido para que nos possamos apoiar mutuamente. Há quem não pense como eu e, se assim for, são rapidamente corridos das minhas relações.

Miss Alcor disse...

Bolas... parece que estás a falar de mim!
Também tenho tido algumas desilusões porque exijo demais. Mesmo que saiba que foi por motivos de força maior, sou capaz de ficar aborrecida se me fazem coisas que podiam perfeitamente evitar, como ligar-me às 2 da manhã porque foi a única hora a que se lembrou de mim.
Por um lado fico contente por me ligarem. Mas por outro fico doente por não me ter ligado a uma hora mais decente, em que não estivesse já a dormir!!!
Acho que me percebes!
Tenho tentado modificar o meu feitio, tenho aprendido a perdoar, mas o que é certo é que não tenho conseguido. Parece que fica sempre ali uma mancha, que não me deixa continuar a ser a mesma!

Sol disse...

"Todos temos amigos, muitos amigos" esta é uma das frases que não considero como correcta, eu tenho muitos conhecido muitos mas amigos são poucos.

Amigo é aquele que está lá nos momentos em que é necessário estar, não é por ir beber café comigo e dizer uma piadas que os vou considerar amigos, até porque muitos são os que assim estão presentes na minha vida, é um velho conhecido mas que nos momentos de aperto não está e nem faz um esforço por estar.

Temos de fazer a divisão por amigos de 1ª, 2ª e 3ª, conhecidos e desconhecidos que até nos mandam e-mails.

Beijos grandes de amor

Andreia disse...

Eu tenho amigos que não vejo todos os dias, ou que não falo todos os dias, mas sei que são meus amigos se precisar deles!

Unknown disse...

eu sei pouco o k sao amizades.. jokas fofas e um bom fds

Release me disse...

Bem, eu sei que tenho bons amigos para o que precisar, mas depois também tenho os conhecidos.. Acho que há diferentes tipos e graus de amizade.
Mas amigos propriamente ditos, acho que são sempre um grupo restrito, pelo menos para mim!

Bichodeconta disse...

Outras maneiras de ver, digamos que pouco enriquecedouras. A amizade é o sal da vida.. Um abraço.

Lua disse...

Cristina: Sim tb achei estranha esta amizade de e-mails! Para mim a amizade é estar presente naqueles momentos bons e maus, independentemente de estar presente fisicamente.

Miss: Eu tb sou assim! E acabo sempre por sofrer pq espero muito mais de algumas pessoas!:)

Sol: é verdade, parece que ultimamente temos tido muitos conhecidos:) Amigos posso considero muito poucos!

Andreia Flautim: eu tb e isso significa que são amizades verdadeiras.

Viviana: É normal não saberes bem o q são amizades, as verdadeiras são tão raras.

Bia: Eu tb acho que há vários tipos e graus de amizade, temos os colegas de escola ou trabalho, vizinhos, pessoas que conhecemos aqui e ali, etc... que podem ser verdadeiros amigos ou apenas conhecidos:)

Bichodeconta: A amizade é isso mesmo o sal da vida. Eu valorizo muito todos aqueles que gosto.

Unknown disse...

É interessante porque muitos "amigos - conhecidos" são aqueles com quem, de alguma forma, nos cruzámos algures no nosso caminho, que é a vida.

Se queremos ter verdadeiros amigos, temos também de estar presentes sempre que for preciso. "Não faças aos outros aquilo que não gostarias que te fizessem a ti".

Mesmo que durante algum tempo não exista contacto pessoal, basta por vezes um sms a dizer que preciso de ti, e que a resposta seja "presente" para encontrarmos os verdadeiros amigos.

É bom reconhecer vocês como verdadeiros amigos.

Aquele Abraço.

Alma-pirata disse...

Eu estou de acordo com o sol quando diz que a os amigos e os conhecidos,amigos para mim sao aquelas pessoas em que confio,estao no meu coracao no bem e no mal, devido ao meu trabalho nem sempre me e possivel falar com ellas todos os dias mas sempre que posso dou um alo ou faco uma visita rapida,tambem ja apanhei algumas desilusoes com amizades que pensei que viriam a ser do coracao e d um momento para o outro descobri que a palavra amizade nao tinha o mesmo significado,talvez por isso uma mao chegue para contar os amigos que tenho.
Quanto a tua colega de trabalho de certeza que ella nunca teve uma verdadeira amizade e por isso nao sabe o verdadeiro significado da palavra ou ate sabe o verdadeiro significado mas por algum motivo prefere fingir que essa amiga de E-mail e uma verdadeira amiga.

Jokinhas e bom fim de semana

Paulo disse...

O mundo mudou e com isso fez com que as pessoas mudássem também. Há 10 anos atrás eu não imaginaria fazer "amizades" pela internet. Aliás "amizade" aqui é uma palavra tão engraçada que, assim de repente, pode nem ter graça nenhuma...
Isto para dizer que este tipo de amizades, o que costumo designar há muito tempo de "e-friends", tem coisas positivas (e aqui, digam lá o que disserem, eu já tíve e tenho alguns bons "e-friends"), mas também pode trazer muitos dissabores, especialmente quando se torna um vício falar com estes "amigos".
Controlo de sentimentos e emoções é, para mim o segredo, e acima de tudo algum cuidado a seleccionar as pessoas com quem lidamos via "cabo de computador".
É que, às vezes, sem querer, essas pessoas revelam-se do pior e isso pode fazer-nos ter alguns problemas.
Mas nem tudo é mau, e há muito boa gente por aí... :)

Lua disse...

João: Tens toda a razão! é mto bom também ter-te como um verdadeiro amigo:)

Alma-Pirata: A amizade, como o amor precisa de ser cuidada. O facto de nem sempre estarmos presente fisicamente não significa q não somos amigos, o importante é ir compensando as ausências:)

Paulo: Não dúvido nada que pela net se conheçam pessoas extraórdinárias q possam vir a ser nossas amigas de verdade. Eu conheçi algumas recentemente.
Tb tenho uma amiga minha que conheçeu o namorado pela net e estão juntos há anos:)

Eu refiro-me ao facto de alimentarmos a amizade que temos! Há pessoas que consideram uma pessoa que acabam de conhecer e só pq teve uma empatia grande com essa pessoa, já considera amigo.

Beijinhos a todos

Urban Cat disse...

Eu sou muito exigente numa boa amizade.
São muitos poucos os meus amigos, poucos mas verdadeiros.
Tenho 3 boas amigas, daquelas que nunca faltam quando é mesmo preciso. que se preocupam, que estão sempre presentes. E um amigo do peito. Um amigo que me ocupa o coração. sinto que já não sei viver sem ele, que me preocupo com ele e quero estar sempre presente na sua vida.
Amigos! É uma palavra tão especial.
O Amigo se for mesmo amigo fica para sempre, aconteça o que acontecer.

Bjs