quarta-feira, 25 de julho de 2007

Mendigos do Leste

Já tinha ouvido falar de várias histórias de mendigos do Leste que pedem esmolas com crianças em tudo quanto é sitio, mas esta que vos vou contar é mesmo inacreditável e só acreditei porque a pessoa que me contou conhece a vitima.

A história é a seguinte: há um pai que como todos os dias vai deixar o seu filho à ama antes de seguir para o trabalho. No entanto há um dia em que o carro tem de ir à oficina e este durante uns dias tem de utilizar o metro para se deslocar até ao seu emprego.

Há um dia em que está no metro a ler o jornal e entretanto numa das estações, entra uma mendiga do Leste com uma criancinha loura e razoavelmente asseada a pedir esmolas. Até aqui tudo parece normal, mas o facto é que não era normal porque a criança que estava com a senhora do Leste era o filho do senhor que estava tranquilo na sua viagem de regresso de um dia de trabalho!!!

Este pai como qualquer pai, acho eu, reconheceu de imediato o seu filho e em segundos agarrou-o abraçando-o com toda a força ao mesmo tempo que ligava para a PJ.

Concluindo: A ama que tomava conta desta criança alugava-a a pedintes do Leste.
Estas crianças, quase bebés que ainda não falam, são a “ferramenta de Marketing” necessária para estes mendigos.
Sei que o caso está em tribunal e aguarda-se mais desenvolvimentos.

O que mais confusão me faz, é que esta criança corria perigo a toda a hora, podia ser vendida, abandonada em qualquer canto, drogarem-na para estar sempre sossegada enquanto era “usada”, ou outra coisa qualquer, enquanto os pais pagavam e confiavam numa pessoa para cuidarem dela. Isto é inacreditável.

Provavelmente como esta criança há muitas mais nestas situações. Espero que este caso permita à PJ “apanhar” esta rede.


19 comentários:

Release me disse...

Bem... que cena incrível!!! Não tinha conhecimento destes esquemas!! Que horror para esse pai ver o filho nas mãos de uma pessoa qualquer correndo o risco de algo grave lhe acontecer!! Espero que as autoridades façam valer a justiça!

ps- acho que vamos ter de deixar o cafézinho para quando vocês regressarem de férias, a nós só nos dá jeito ao fim de semana... é da maneira que eu me desloco a essa bela localidade que é a Ericeira!
Beijinhos grandes e boas férias para vocês!! Divirtam-se muito!

Urban Cat disse...

Já me tinha deparado com gente dessa, gente que não merece o mínimo respeito.
Aproveitam-se das crianças, sem dó nem piedade.

No ano passado em pleno Agosto encontrei uma romena com uma criança ao colo. Estava um calor horrível e a bebé não parava de chorar. Estava vermelha e parecia inclusive que estava com um escaldão. Alertei a esquadra mais próxima, mas estes nada fizeram.Fiquei indignada e tentei saber o que podemos fazer nestes casos.

São situações complicadas em que a policia não intervém sem mais nem menos.
É assim necessário ligar para o ___S.O.S. Criança 217931617___ sempre que viram essas mulheres com crianças a pedir nos sinais.
Esta associação envia alguém ao local para averiguar o caso e como na grande maioria das vezes as crianças não são filhos dos pedintes levam-nas para um local seguro.

Tenho este número gravado no meu telemóvel e já o usei algumas vezes.

Miss Alcor disse...

Que horror!!!
Nunca tinha ouvido tal barbaridade!
É inacreditável os esquemas que as pessoas conseguem armar!
Inacreditável!

Espero que os culpados sejam apanhados!

Célia disse...

Bem... fiquei chocada com esta história! Como é que é possível? Mas já não se pode confiar em ninguém? Eu imagino o horror que aquele pai sentiu ao ver o seu filho nas mãos de um estranho qualquer...

Sol disse...

É o país que temos, os criminosos que temos, o que as pessoas fazem para ganhar uns trocos extra, essa senhora ganhava o dinheiro dos pais mas como não gostava de tratar das crianças ganhava mais uns trocos alugando-as para ganhar dinheiro ... exploração do trabalho infantil.

O horror todos os dias surge perto de nós, hoje apareceu um homem morto perto do meu trabalho ...

Beijos de amor

JonyFingers disse...

Simplesmente inacreditável!

Numa ocasião parei num semáforo com uma colega de trabalho ao volante, e ela, como estava muito calor, deu uma garrafa de água a uma dessas criancinhas romenas que estava a pedir. A criança aceitou a garrafa, virou costas, abriu-a e deitou o conteúdo e a garrafa para o chão.

Ficámos indignados!

A partir dessa altura rara é a vez que dou alguma esmola a alguém, excepto se conhecer a sua situação.

E muitos mais intrujas existem por aí na rua, que andam a pedir e no entanto têm grandes vidas.

Por causa de uns pagam os outros...

Aquele abraço.

Belzebu disse...

Que mais nos irá acontecer? De facto, os esquemas deste tipo de gente, são cada vez mais incríveis e elaborados! Cada vez mais temos que andar com um olho no burro e outro no cigano. Não conhecia nada parecido e só espero que pelo menos aqui, a justiça funcione!

Um abraço infernal!

Miguel disse...

Que cena ...!

Parece retirada de um filme melodramatico ...!

Bjks da M&M & Cª!

Patixa disse...

ai Lua... estou parva com esta história!! Nem quero imaginar a angústia desse pai ao ver ali o filho com uma estranha a pedir esmola. Realmente, já não se pode confiar em ninguém!

Bjokas para vocês

Patixa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Corduroy disse...

Bem... é no minímo incrivel!!! Aonde vai parar este mundo... aonde!!!

max disse...

há coisas que não dá para descrever, não dá para falar, ficamos em choque e a unica coisa que consigo dizer é... HORRIVEL.

Nota: Entrei nisto dos blogues conhecendo apenas uma pessoa e essa pessoa (aparentemente) virou-me as costas. Não me abandones Lua.

max disse...

Há coisas que revoltam-nos de tal forma que nem conseguimos "falar", não conseguimos comentar. Só tenho uma coisa a dizer... HORRIVEL.

Nota: Entrei nisto dos Blogs conhecendo apenas uma pessoa e essa pessoa (aparentemente) virou-me as costas. Não me abandones Lua.

PetraC disse...

Inacreditável! :'O
è patético, como as pessoas se aproveitam da inocência e fraqueza das crianças!

Gostei daqui.

Beijinho*

Cristina disse...

O nosso país está cada vez mais estranho. Será possível que ninguém faça nada para evitar este descalabro em que estamos mergulhados? Hoje em dia as crianças já não estão protegidas em lado nenhum.

No outro dia, vinha no comboio com a minha irmã e ao pé de nós vinha uma mãe com 3 filhos e cheia de malas. de repente, chegámos todos à nossa paragem - o Cacém. A sra, uma vez que tinha montes de coisas em mão, estava meio atrapalhada até que surgiu um senhor. Um senhor - com aspecto muito discutível e que ela não conhecia de lado nenhum - pegou no puto mais velho pela mão e saiu com ele do comboio, logo seguido pela mãe e as outras duas crianças. Porém, e para quem não sabe, no Cacém saem montes de gente e, a dada altura, a sra perdeu o senhor e o filho de vista... E não é que não se mostrou minimamente incomodada? Acho que as pessoas precisam de ter consciência de que, numa questão de segundos, podem perder uma criança...

Bjo

Lucy disse...

Ai nao estou a acreditar... Como era capaz? omg isso nao se faz! Grande choque que o pai deve ter levado mas ainda bem que aconteceu para que essa "rede" seja apanhada! No metro ha tanta coisa dessa. Deixa-me que te conte que na 4f passada tinha saido de um exame apanhei o belo do metro que me ia transportar a casa e muito bem sentadinha contei mais de 5 cegos a pedir esmola. Quando cheguei a minha estação final saiu com uma amiga que me acompanhava e tal nao é o nosso espanto quando deixei cair um caderno olho para tras e um dos supostos cegos estava com os oculos na cabeça e a arrumar aquele pauzinho ( q n sei o nome) e a acender um cigarro na boa. Afinal nao é cego!

Mais umas das minhas historias que me chocam realmente!!!

beijooo

Bichodeconta disse...

Que quem já é pecador
Sofra tormentos , enfim
Mas as crianças senhor
Porque lhes dás tanta dor
Porque padecem assim.. Malvadez a mais amiga, isso é de uma pobreza não de dinheiro, mas uma pobreza de espirito, a pobreza que sempre me assustou mais.. Um ABRAÇO.. eLL

Cristina disse...

Que história horrivel, nunca tal me passou pela cabeça que poderia acontecer

Tem um bom fim de semana,
beijinhu

Daniel disse...

Recente mente postei isso
http://labareta.blogspot.com/2007/08/mendigo.html

Loucura ou talvez não

Nossas visões se contradizem, pelo menos aqui na América

Nossos bosques tem mais vida
Nossa vida mais amores.