quinta-feira, 19 de julho de 2007

Portugal....mais uma causa perdida!!!



Olá e-friends, tenho andado muito atrapalhada com as mudanças aqui no meu Work que nem tenho tido tempo para nada, nem para ver e-mails. No entanto, hoje lá consegui tirar uns minutinhos do meu almoço para me descontarir a ver mails, quando tenho o conhecimento desta noticia em um deles - O Governo Português anunciou que irá encerrar o Consulado Geral de Portugal em Sevilha!


Não sei o seu conteúdo é verídico, mas se assim for, este encerramento implica a perda de um Edifício Histórico Português que foi construído para albergar o Pavilhão de Portugal na Exposição Universal de Sevilha de 1929.


Segundo informação que consta no e-mail, este edifico está localizado no centro da cidade de Sevilha, ao lado do Hotel Alfonso XIII, um dos melhores de Espanha e é cobiçado por grandes interesses espanhóis e internacionais. (como podem verificar pelas fotos).

Nós que o temos na mão, por direito, decidimos abandoná-lo.

Será que o Governo entende que temos demasiadas referências culturais portuguesas em Espanha?

Será que, decididamente, preferimos acabar com todos os símbolos nacionais?

"Um Consulado não se mede só pelos serviços que presta. Conta por ser uma presença de um País numa cidade amiga. Uma cidade onde trabalham Portugueses, onde estudam Portugueses, onde se ensina o Português a centenas de estudantes espanhóis. Uma cidade Amiga. Por isso e por estar num Edifício Histórico Português, pode ser também uma Referência da Cultura Portuguesa, a melhor Marca de Portugal em Espanha."

O Governo Português vai acabar com ele. E sem ganhar nada com isso. Provavelmente veremos em breve no seu interior uma delegação do "Gungenheim" ou do "Rainha Sofia". É que os Espanhóis tratam bem o que têm.

O que mais confusão me faz nisto tudo, é que em Portugal tudo o que é Espanhol é bem-vindo! Nem preciso de ir mais longe: Nos hipermercados os produtos espanhois estão por todas as prateleiras a preços mais competitivos até nas feiras de artesanato os produtos espanhois estão presentes, quando supostamente deveriam ser apenas nacionais!!!
Aqui fica a divulgação como era pedido no e-mail.


11 comentários:

Alma-pirata disse...

Nao, podia estar mais de acordo contigo,eu ja sabia que iam fechar mas nao tinha ideia que o edificio pudesse ter tanto a ver com portugal e pelo pouco que vi nas fotos e realmente lindo, mas e assim ja sabemos que para o nosso governo o que nao da dinheiro para os cofres do estado ou mesmo para os bolsos deles vai abaixo, porem uma coisa e certa os "nuestros hermanos" vao saber com toda a certeza o que fazer com ele, e dar-lhe o devido valor, e pena uma vez que em portugal ha as areas protegidas por vezes ate se proibe a construccao de uma casa num terreno so por ser zona agricola ou area protegida quando na realidade as vezes e um pedaco de terreno no meio de mato sem importancia nenhuma e depois nao se protege entre muitas coisas um edificio como este...
So posso dizer que somos governados por "CROMOS" e "incultos".

Beijinhos

Cristina disse...

Portugal não sabe dar valor ao que tem nem sequer se sabe impor. Se o edificio é nosso por direito, por que é que não usamos esse direito para marcar uma posição? Lá está... sempre que temos oportunidade de criticar a posição espanhola, baixamos a cabeça e acatamos o que nos dizem. Somos um país muito fraquinho e depois não admira que sejamos visto como o c* da Europa. Não contamos para nada...

Bjo

Miss Alcor disse...

Parece que em vez de aproveitarmos o que temos, temos tendência a desperdiçá-lo!
Depois do abandono a que são votados os edifícios aqui em portugal, não me admire que abandonem os do estrangeiro!
Já fomos um dos países mais importantes da Europa, e agora estamos a deixar tudo escapar por entre os dedos!

Sol disse...

Não é o país que temos mas sim as mentalidades que temos, então é preferivel fazer publicidade paga nas diversas cidades a ter pontos de referência histórica???

Não digo que devesse lá ficar um consulado, mas algo que reportasse à identidade Portuguesa tão esquecida ... não somos como os espanhois que se podessem colocavam um monte de touros pretos espalhados por todo o nosso país.

Bem lembrada esta história ... beijos de amor.

Miguel disse...

Mais uma do nosso grande governo ...!

Escolas, maternidades, centros de saude, consulados, tudo para fechar ...!

Em nome do quê ...? Com que razão ou argumento ...!?

Bjks da M&M & Cª!

Urban Cat disse...

Neste país o que está a dar é fechar…fechar tudo.
Enquanto os políticos abrem os bolsos.

Bjs

Lucy disse...

se é verdade... nao sei onde é que o governo anda com a cabeça... mas pronto
beijo

Marisa disse...

No nossa país parece que apenas o que vem de fora é que é bom! Devemos dar mais valor ao que temos. Ao que é nosso. Só assim podemos evoluir e ter orgulho naquilo que somos (coisa que infelizmente nem toda a gente tem).

Release me disse...

Que tristeza o quão pouca consideração merece o nosso património... que vergonha! Em termos culturais, o nosso país parece mergulhar num abismo sem fim!

Bichodeconta disse...

Infelizmente é uma verdade inquestionável.. Vamos ter de agir, ou será tarde quando acordarmos ..

Célia disse...

Nós somos mesmo tristes... Já agora, vão vender o edifício, né? Deve ser para comprar mais uns audis e mercedes topo de gama para os nossos ministros.