sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Curiosidades, no seguimento do meu ultimo post ....

Afinal o mundo não está a acabar, mas não pára de me surpreender.

Um estudo internacional de uma organização não governamental, Transparency Internacional, veio comprovar aquilo que já andávamos a desconfiar à algum tempo, Portugal é um dos países mais corruptos do mundo, 200 mil portugueses dizem já ter subornado um qualquer serviço público. Aposto que eles só fizeram o questionário a 210 mil portugueses.

O sector político é aquele que mais é apontado como sendo corrupto, no entanto eu acho que isto é intriga, afinal nós votamos nos politicos para eles trabalharem por nós, assim eles só fazem aquilo que a maioria da população gostaria de fazer, e como não pode escolhe um representante.

Realiza-se este fim de semana a cimeira EU ÁFRICA, não, pode parecer mas não é uma apresentação cultural de África, é mesmo um encontro entre os vários representantes dos países africanos e os representantes dos países da União Europeia.



Em resumo é um encontro de criminosos com estadistas cegos pela pressão do sistema financeiro.

Os ditadores e inimigos dos direitos humanos vieram à civilização, mas não sem antes trazerem a casa às costas, o Kadhafi, assentou arraiais em Oeiras, perto do Isaltino, numa grande tenda onde irá permanecer quando não estiver em reunião, será que trouxe camelos, se sim alguém poderia ter dito ao senhor que não era preciso, é que já ca temos o Socrates e todos os elementos do Governo, se não trouxe é porque já vinha a contar com eles.

O encontro promete ser tão bom, que o homem que um dia abandonou o Barco Nacional, (Uma pequena traineira de Pesca) para ser líder de um Porta Aviões Europeu, escreveu um artigo de opinião sobre esta cimeira, e viu o seu texto alterado por destes maravilhosos lideres africanos (Zimbabué), com o acrescento de uma pequena palavra, ALEGADA, esta palavra que sósinha nada nos diz, mudou e muito o significado da frase original que era “a violação dos direitos humanos e falta de liberdade no Zimbabué”, ora o que é efectivamente ficou na mente daquele povo sem liberdade que afinal eles até a têm, alguém é que anda a dizer que se calhar eles não têm.

Em 3 dias, e para quem toma atenção às noticias temos assistido a uma leva de noticias-sondagem.

E perguntam os meus amigos, o que é isto de noticias-sondagem, termo que desconheço sequer se existe, são noticias que saem num dia e no dia a seguir, mediante a reacção pública são ou não desmentidas.

Na terça-feira saiu a noticia dos sacos de plástico a 0,05€, o público reagiu, a televisão saiu à rua a questionar as pessoas, a reacção foi negativa, e ontem para meu espanto aparece a noticia que o governo diz que isso não vai acontecer, voltou a trás.

Ainda ontem saiu outra, a da telecontagem e dos contadores da EDP que devem ser pagos por quem é cliente do serviço, mais uma vez a televisão saiu à rua, o povo reagiu e para pouco espanto meu hoje, as noticias que vêm a lume, dizem que isso pode ser inviável é que afinal a proposta do governo é para que seja o operador a pagar a mudança.

Meus senhores, tomem medidas, coloquem as coisas na rua, tenham aquilo que todos devemos ter, tomates e trabalhem, não andem por o povo à prova.

Se eu me calar ou disser um “nim”, vou levar com estas medidas de certeza.

Por último, a questão ambiental, então o governo Português a uma determinada altura decide rectificar o tratado de Quioto e já estava ... Portugal na linha da frente na defesa do ambiente.

Passaram-se os anos, e como é normal tudo na mesma, a assinatura ganha pó num dossier, que fica guardado num cofre algures neste mundo e Portugal está pior.

Ao longo dos anos o estado não investiu, não multou, não controlou as emissões poluentes, nada fez ... agora estamos a preparar os bolsos para pagar a multa, então o que é que se vai fazer agora, vamos taxar tudo em nome do ambiente, os ambientalistas agradecem, mas a realidade é que nada muda, ou seja, nós podemos poluir desde que seja pago.

Ora no meu humilde ponto de vista, nada mudou, nada vai mudar eu é que vou dar dinheiro para fazer as mesmas coisas, e as empresas que já deveriam ter chaminés com filtros, até aquela grande fábrica de fazer electricidade a carvão que faz mais fumo que luz ... bem os pobres que paguem, nos sacos plásticos, nas lâmpadas, nos pneus, nos automóveis, nos combustíveis ... na recolha do lixo, qualquer dia nas embalagens que os fornecedores de produtos inventam para terem produtos mais atractivos, quando a bosta que lá esta dentro é igual ao outros mas a caixa fica mais bonita, com aquela frase linda “Sugestão de apresentação”

Enfim, temos Portugal sujo, mas pagamos para isso.

Desculpem os desabafos de hoje, ainda tinha mais coisas para comentar mas vem ai o fim de semana, e eu quero é descanso, já agora se não forem ver o Noddy ao pavilhão atlântico evitem a Expo, é que se aquele aparato policial falha em nos proteger dos criminosos da cimeira podem ficar em apuros.

P.S. (Ironia) - Agradeço ao estado a colocação de 3000 policias, 187 motociclos, 123 automóveis e 3 helicópteros na rua para me defender, e ao que parece o estado até coloca combustível nestas viaturas e não os policias.

A única vantagem é que este fim de semana vou andar a abrir por essas estradas, pois a BT está ocupada a fazer escolta aos autocarros de matricula espanhola da cimeira.

7 comentários:

Cristina disse...

Enfim, neste país é patetice atrás de patetice. Quem devia dar o exemplo, é quem mais rouba. Depois fazemos desta cimeira um acontecimento do século, enquanto temos de suportar custos que ficam muito pesados para as nossas carteiras. Quero ver quem é que vai andar a controlar os outros cidadãos.

Palhaçada!

Lua disse...

Quando pensamos que nada mis nos surpreende neste país... lá vem mais qqc que nos consegue deixar irritado.

Estou farta da política e de quem diz que governa este país!! não há mais paciência.

Uma coisa dizes tu mto bem, este fim-de-semana podes andar tranquilos na rua:)

beijinhos

Marisa disse...

Hoje li no jornal essas noticias todas de que falas :) em relação à corrupção... acho que não há grande novidade! Toda a gente sabe que quem tem dinheiro (e mesmo quem não tem) usa o dinheiro para conseguir aquilo que quer.
Essa dos sacos de plástico é completamente ridicula!!! Há super-mercados que fazem isso (mini-preço e lidl, por exemplo) e acho um abuso! Se as pessoas la forem fazer uma data de compras têm de dar muitos 5 centimos por cada saco que precisam. Parece mesmo que estao a gozar com as pessoas.
Em relação à cimeira... lá vamos nós ficar com as estradas cortadas não é verdade? E vamos la ver se a discussão dá em alguma coisa. Pelo que li, há realmente muitos assuntos importantes que vão ser deixados de fora, embora os envolvidos digam que não vão haver assuntos tabu...

telma disse...

LOL.
é de facto fascinante -.-'
enfim, sinto-e muio mais segura também. xD *

Urban Cat disse...

Este mundo é...muita parra pouca uva...é o que é!
Como diz o gato que cheira mal...o que eles querem sei eu!!!!

LOL
Beijinhos grandes Lua :)

Alma-pirata disse...

Ups!!! Essa doeu!!! Minha amiga entendo perfeitamente a tua revolta porque tal como tu eu tambem sou uma revoltada,tudo o que vem do nosso governo e uma m....,ha quem diga o sistema falhou, eu digo m.... Para quem fez o sistema, so tenho pena que essas nossas revoltas nao tenham pernas para serem lidas pelos nossos politicos.
Deveriamos exigir que o nosso governo tambem tivesse um livro de reclamacoes,nao achas?
Bjs e bom fim de semana

Ana disse...

Bem... Só posso dizer que não faço parte desses 200 e tal mil portugueses corruptos e com muito orgulho claro!!!