segunda-feira, 25 de julho de 2005

D. Afonso Henriques

D. Afonso Henriques nasceu a 25 de Julho de 1109 ... se fosse vivo faria hoje 896 anos.

O nosso primeiro Rei ... foi dele o trabalho de conquista, de grande parte, do território que hoje é Portugal.

Devido às múltiplas conquistas que operou ao longo de 40 Anos, D. Afonso I ganhou o cognome de “O conquistador”, neste tempo ele quase que duplicou o território que o Pai lhe tinha legado.

Pelos seus feitos, ganhou o respeito de todos, os Muçulmanos chamaram-lhe Ibn-Ayyik ou El-Bortukdi que quer dizer filho de Henrique ou O Português.

Filho de Henrique de Borgonha e Teresa de Leão, pensa-se que terá nascido em Coimbra e criado em Guimarães, Cidade berço. Cedo terá tomado uma posição politica distinta da de sua Mãe e dava o seu apoio ao partido dos Travas, que era dirigido pelo arcebispo de Braga.

Com a morte de seu Pai e em oposição a sua mãe, Teresa de Leão, foi forçado a fugir do condado para Tui onde se arma cavaleiro em 1122, mais tarde regressa ao condado já em clima de paz.

A viver em Guimarães, vê-se cercado, em 1127, pelas tropas de Afonso VII de Castela, o que acaba por levar D. Afonso a prometer lealdade ao Rei Castelhano em troca da liberdade da cidade. Ao contrário do Rei de Castela, D. Teresa de Leão leva a diante um ataque a D. Afonso Henriques, e acaba derrotada, ganhando desta forma o direito ao governo do condado e consagração da sua autoridade no território.

D. Afonso I, sabia que não podia manter o poder apenas pela força, tinha que jogar politicamente com a Santa Sé ... tinha dois objectivos concretos, conseguir a autonomia da Igreja Portuguesa e assim ganhar poder negocial e o reconhecimento do condado como Reino.

Em 1139, após uma batalha difícil, ganha, contra um contingente Mouro em Ourique, Afonso Henriques, com o apoio das suas tropas, auto-proclama-se Rei de Portugal.

Consegue o reconhecimento da independência, conforme a tradição, nas cortes de Lamego quando recebeu das mãos do arcebispo de Braga a Coroa de Portugal. Já o reconhecimento do reino de Castela só chegou em 1143 através do tratado de Zamora, e devido a um desejo quase impossível de Afonso VII em ser Imperador.

Desde esta data, D. Afonso Henriques, já como Rei de Portugal procurou consolidar a sua independência avançando a sul na conquista de território aos mouros, em poucos anos conquistou a actual cidade de Santarem (1146) e Lisboa em 1147 assim como Almada e Palmela, em 1160 dá-se a conquista de Alcácer e quase todo o Alentejo.

Em 1179, chegou a consagração do trabalho de conquista de Afonso Henriques, o Papa Alexandre III através da bula “Manifestis Probatum” em que Portugal é reconhecido como país independente e vassalo da igreja.

Como religioso fez grandes e importantes doações à igreja e fundou diversos conventos, entre elas o Mosteiro de Santa Cruz (1131) em Coimbra.

Nenhum comentário: