segunda-feira, 25 de julho de 2005

Tunísia



A Tunísia, em 1956, ganhou o direito à sua independência enquanto país suberano, mas o seu povo perdeu a sua liberdade ... 25 de Julho dia Nacional da Tunísia ...

Desde 1959, a Tunísia foi governada por um homem HABIB BOURGUIBA, um líder nacionalista e governou durante 28 anos ... durante este tempo tornou-se presidente vitalício, reconheceu o seu partido como o único legal, esteve várias vezes em guerra, e teve muita contestação através de greves e manifestações ... governou até ser considerado um incapaz para a governação ... como é que demoraram tanto tempo a ver isso?

Foi substituído por ZINE AL-ABIDINE BEN ALI, que revogou a presidência vitalícia e voltou a estabelecer a liberdade partidária, conseguiu uma retoma económica, muito sustentada no turismo e nas relações com a U.E. ... mas como não à bela sem senão ... o governo deste é acusado desde 1994 de perseguir a oposição.

Tunísia, destino turístico de eleição para muitos cidadãos nacionais que provavelmente desconhecem que a Líder Tunisina de defesa dos direitos humanos foi presa naquele país por um período de 5 anos ... que liberdade, não?

Mesmo assim antes um país destes que o nosso algarve! Certo?

Nenhum comentário: