terça-feira, 12 de julho de 2005

Morangos com Açucar



Um dos maiores sucessos da televisão em Portugal, a febre dos jovens nas tardes da TVI ... mas afinal o que é que tem de tão bom esta série para ser contemplada por tantos jovens nacionais?

Quando surgiram pela primeira vez na televisão, os Morangos com Açúcar, eram mais uma das séries da TVI que visavam imitar séries conhecidas e de sucesso, falo da novela Malhação e Mais tarde New Wave ... mas a popularidade da série Morangos, passou os limites do sucesso esperado para uma imitação.

De inicio não se percebia como é que os jovens do "Colégio da Barra" iam para a praia depois das aulas, este nunca foi um costume Português, até porque o nosso período lectivo é passado quase todo em época de Inverno ... tipicamente esta era a formula que se pensava ser a ideal par convencer os telespectadores ou não fosse a trilhada pelo sucesso brasileiro New Wave.

Depressa se percebeu que não era este o cominho para o sucesso dos Morangos, mas sim outro caminho ...

Esta série começou a falar directamente aos mais jovens, começou a direccionar todo o seu enredo para o que toca nos corações, ou seja, a vida normal dos jovens, os seus problemas, medos e num retrato simples que leva os jovens a pensar que aquela poderia ser a sua vida.

Traições, zangas, os inimigos de escola, a inveja, o amor, os namorados, a droga, as férias, a praia, como fazer dinheiro ... enfim está tudo lá...

Esta série que conta com actores jovens, alguns dos quais com algum talento, tornou-se numa espécie de rede para caçar diamantes em bruto que acabam por ser delapidados para nova utilização em séries com maior exigência.

Mesmo assim nota-se um crescimento da qualidade televisiva em Portugal, mas nem todos devem pensar como eu, isto é mesmo assim, gosta que quer ...

Uma coisa é certa esta série tem os seus frutos, que diga a imprensa e os seus milhares de exemplares de revistas dos morangos vendidas, assim como os cd com as banda sonora da série e mais recentemente o fenómeno de vendas D´ZRT.

Nenhum comentário: