quinta-feira, 14 de julho de 2005

O Orgulho Francês



VIAGEM NO TEMPO

Hoje è dia 14 de Julho ... de 1789

Passeio pelas ruas de Paris, com sangue nas roupas, que não é meu, misturado com o suor de uma luta ganha ... hà 2 anos vivia no campo e tinha como rendimentos o fruto das minhas colheitas.

Durante 10 anos consegui ter uma vida calma, tinha a minha casa e dormia num ponhado de palha, acordava sedo, trabalhava as minhas terras ... pagava os impostos e era um homem honesto ... enfim, não vivia mal.

... mas as adversidades do tempo fizeram estragar os dois ultimos anos de colheitas e assim a vida tornou-se insuportável, fui obrigado a elevar os preços e o povo deixou de comprar, sem condições de vida fugi para paris, procurei emprego na industria e consegui ... mas por pouco tempo, também aqui a crise se tinha instalado ...

Em pouco tempo a miséria e o desemprego estavam presentes na sociedade, Paris e todo o Norte de França sofriam, com os problemas económicos. O pequeno salário que ganhava na fábrica já não dava para comprar nada e o preço do Pão era cada vêz maior... ontem 88% do meu dinheiro mensal foi gasto em pão ...

Enquanto o tempo ia passando e as coisas se iam tornando cada vez piores, deu-se a eleição dos deputados e a instalação dos Estados Gerais. A premiscuidade crescia e corriam boatos de que o poder politico estava a fomentar em conjunto com os fornecedores o aumento dos preços dos alimentos, estes boatos não nos agradaram, e irritaram mesmo os "Sans culottes" que correram a cidade saqueando estabelicimentos comerciais, provocando disturbios nos mercados e pillhando os comboios de cereais.

Com estes acontecimentos a revolta cresceu, e tivemos a percepção que se não fizessemos nada, poderia acontecer um Golpe na Assembleia Nacional dado pela aristocracia, ou pior poderia acontecer uma invasão de Paris por tropas mercenárias.


Com a demissão do ministro reformista Necker, nós (povo de Paris, artesãos, logistas, desocupados, soldados dessidentes) não esperamos mais, mobilizamo-nos e demos ínicio a uma série de manifestações, às quais demos o nome de "Jornadas Populares", estas decorreram ontem e hoje, mas conseguimos TOMAMOS A BASTILHA, acabamos com a era dos "reis-sóis" na França.

Eram apenas 7 os prisioneiros guardados pela fortaleza do Estado Absulutista, mas não foi apenas pela libertação destes homens que lutamos, foi também por um ideal, um ideal partilhado pelo povo e pelos filosofos, Voltaire, Jean-Jacques Rousseau, Denis Didrot.


Um ideal iluminista que exigia LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE.

Agora ando pelas ruas de Paris mas sei que por todo o País outras batalhas se farão, nada acabou aqui ... TUDO COMEÇA AQUI

Nenhum comentário: