segunda-feira, 20 de março de 2006

Avaliação

A nossa vida é uma constante avaliação, somos avaliados por tudo e acima de tudo por nada.
Desde cedo, e se ainda me lembro, ao nascer somos avaliados pelo médico ... chorou, ok está tudo bem, se não choramos ... já está falhamos a primeira prova e começa-mos a levar pancada, duas ou mais palmadas no rabiosque, até começarmos a chorar que nem gente grande.
Saímos das mãos do médico/a ou parteira, passamos directamente ou pela enfermeira para as mãos da nossa mãe ... aqui surge a segunda avaliação, normalmente passamos com distinção, as mães nunca nos acham feios, mas quando chega o Pai ou a vizinha do 4 esquerdo ... ai é que a porca torce o rabo, somos mal avaliados em frente à nossa mãe e depois levamos com o primeiro ataque psicológico ... ai a criança é um bocadinho feia ... e eu pergunto para quê essa avaliação se nunca nascemos bonitos.
A vida continua, vamos para casa e continuam as boquinhas se é bonito ou não se é gordo, se tem cabelo se não tem ... enfim um monte de porcarias ... para não dizer me...Aprender a andar, falar, e outras coisas, são momentos avaliativos em que os pais tentam que nós façamos as coisas como deve ser se sim somos recompensados se não ... mais uma nega.
Mas se pensam que tudo já vai a meio não isto é o inicio ... assim vamos para a escola e temos as professoras com as primeiras avaliações. Os erros a escrever, as contas mal feitas, os primeiros testes ... até a porcaria da pintura, e um gajo pode não ter jeito para pintar, mas tem de ser perfeito.
Depois vem as meninas, ou meninos ... o flirt, o engate ... mais avaliações, é giro e tal e lá voltamos nós aos problemas do nascimento, depois crescemos um pouco e a cara é relevante mas já não é tudo ... o rabo e as maminhas das meninas, o rabo dos meninos ... porque o resto não se vê.
As meninas que tem mamas, porreiro as que não têm .. nega, quase ninguém lhes pega a não ser os meninos que tem um rabo feio.Enfim depois vem o pior, encontramos a suposta alma gémea, que só se torna assim se o sexo for bom, porque se não ... pode ser gémea, mas não é complementar ...
Aqui trememos que nem varas verdes na primeira vez que temos de nos despir em frente do outro/a, meus deus que será que ele/a vai pensar ...
As meninas pensam - Será que vai ver que tenho celulite, será que vai notar que a mama esquerda é maior que a direita e é sempre assim, mais um defeito ou outro e nós estamos sempre com medo de ser avaliados pelos outros ...
Os meninos esses, sofrem porque tem um problema que os acompanha para a vida ... ou seja ... o tamanho do dito cujo ... Oh, meu deus será que ela vai fazer paródia, será que vai reparar, o pior é se faz comentários tristes ...
O medo da avaliação continua ... será que sou bom ou boa na cama? Será que dei prazer ... e aqui nem pensamos no nosso prazer, queremos tanto satisfazer ao outro que no final quase ninguém tem prazer.
Porque é que temos medo das avaliações, porque avaliamos os outros, se estamos apenas a condicionar as nossas próprias vidas ... e até ao final das mesmas continuamos a ser avaliados, no trabalho, em casa, pela/o marido mulher, pelos filhos, pelos netos, pelos amigos enfim ... até.

Nenhum comentário: