terça-feira, 4 de abril de 2006

2ª Batalha do Somme "Diário de um Soldado"

Decorre o ano de 1918 ...

"O meu nome é Pierre Larroche, sou francês ... vivo em Lille, mas estou destacado pelo exercito para combater esta guerra, uma guerra sem precedentes, nunca antes tantos países estiveram em conflito ... não sei onde isto irá parar.

Em pleno campo de batalha, chovem granadas, estou escondido numa vala coberto de lama, as minhas mãos tremem de medo, não consigo erguer a cabeça , tenho medo de ser atingido ... ao meu lado companheiros sucumbiram perante o poder de fogo das metralhadoras alemãs, estamos nisto há 20 dias, hoje 4 de Abril ... tudo parece estar perdido, em 20 dias apenas avançamos 8 Km, e esta deveria ser uma ofensiva de vitória ...

Esta é uma contra resposta ao ataque que sofremos no inverno, os Ingleses nossos aliados nesta batalha, orquestraram esta nova ofensiva e por causa disso muitos já morreram, os Alemães não estão a dar tréguas, aproveitam-se da sua posição mais elevada no terreno e atacam-nos com tudo o que têm.

Nestes dias, já comi muita lama, rastejei por debaixo do arame farpado deixado pelos nossos inimigos, vi morrerem amigos que sem pontos de fuga foram atingidos por granadas, não consigo suportar muito mais tempo esta batalha ...

Pela primeira vez foram utilizadas maquinas de fogo, os entendidos chamam-lhes Tanques, para mim são mais meios para provocar a morte ... eu não percebo as intenções destas batalhas, mas estamos em França, e eu tenho que defender a minha pátria das mão de quem nos quer matar, estes alemães não olham a meios para atingir os seus fins, e matam quem lhes aparece à frente, soldados ou camponeses, mulheres e crianças ... não têm perdão.

Oiço ao longe uma qualquer comunicação, aqui as coisas não são fáceis, sei que estão a tentar transmitir alguma ordem, mas não entendo ... está muito barulho, os tiros não param.

Já ouvi, a ofensiva acabou ... esta batalha não foi ganha, os nossos objectivos não foram conseguidos mas a guerra ainda não acabou.

NOTA: Hoje 4 de Abril, faz anos que acabou a Segunda Batalha do Somme

Nenhum comentário: