segunda-feira, 18 de junho de 2007

Reclamem!!


Depois de umas mini, mini-férias sem sol, mas suficientes para descansar, estamos de volta ao trabalho com uma preguiça daquelas.:)
Estou farta deste tempo e se fosse possível fazer uma reclamação por escrito, acreditem que faria!!! :))

Por falar em reclamações... hoje uma colega minha para além de ter sido mal atendida numa pastelaria, foi completamente enganada, pois parece que os preços são diferentes de empregado para empregado. E como pensando que não valia a pena estar a perder tempo, não quis reclamar, já não falo pela antipatia da empregada mas sim pela mudança constante dos preços.

O direito de reclamar é um dever de cidadania!! se pagamos, usufruímos de um serviço, bem ou produto que ponham em causa a qualidade dos consumidores, alguém tem que ter responsabilidades tutelares.

O problema é que são poucos aqueles que se dão ao trabalho de pedir o livro de reclamações, expor por escrito, falar com o gerente, ou até enviar um e-mail para a Linha de Apoio ao Consumidor, deixando passar em branco situações inacreditáveis, argumentando “não tenho jeito para escrever”, “estou aqui a perder o meu tempo para nada”, etc...

O certo é que todas as empresas, desde a mercearia do bairro à grande sucursal do Banco X têm avaliações periódicas que lhes permitem fazer estatísticas que são ou não a prova de satisfação dos clientes. E aquelas que tiverem avaliações negativas, as avaliações são controladas com mais regularidade e têm consequências.

Por isso mesmo, não tenham medo RECLAMEM! Nunca é uma perda de tempo.
Já reclamaram por algum motivo?

16 comentários:

Bichodeconta disse...

Altura de santos pupulares, de cheiro a mangerico e a sardinha assada... GOSTEI DESTE SEU CANTO ONDE PROMETO VOLTAR.. Deixo entretanto um abraço e o desejo de boa semana.

Sol disse...

Reclamações, já as fiz mas nunca por escrito ... detesto ver as pessoas a rogarem pragas nas minhas costas enquanto escrevo ...

Mas lembro-me da vez que quis mesmo fazer queixa por escrito, foi numa discoteca, mas a essa altura já o segurança me tinha pegado por um braço enquanto me ameaçava de porrada ... como mais vale um cobarde vivo e inteiro que um herói morto e todo torto imagina o que fiz ...

SC disse...

Welcome back! :)

Já fiz "milhares" de reclamações, eu cá é raro calar-me!

Mónica disse...

já reclamei varias vezes nos serviços de saúde e resultou :-))

Mónica disse...

ganha-se alguma inimizade por isso temos que ser objectivos e racionais na reclamação

Release me disse...

Infelizmente estou incluída no grupo das pessoas que não se está para chatear.. Mas se me arreliassem a sério aí provavelmente o caso mudava de figura...

sol: acho que tomaste a atitude correcta nessa situação!

ps - não há direito... estar de férias e apanhar com um tempo destes!!
Beijinhos grandes!

Paulo disse...

Eu acho que é falta de tempo mesmo. Quem cai a um café beber uma bica e comer um bolo ou um salgado, normalmente fá-lo com pouco tempo e sem a paciência devida para estar atento aos seus direitos.
Eu tenho apenas um problema em relação a sitios como este: a simpatia e a atenção no atendimento.

Se estão alé é porque precisam de trabalhar. Se nós vamos lá, é porque queremos. Mas passar pela necessidade de trabalhar dá direito a ser-se mal educado. Isso eu não tolero. Ah e confiro sempre o troco e assim...

Urban Cat disse...

Eu sou de reclamar...principalmente quando levo com pessoas mal-educadas.
Não suporto.
Se sou mal atendida reclamo e reclamo mesmo.
Já escrevi duas vezes num livro de reclamações.

Acho que o nosso mal é mesmo esse...somos um povo pacato...do tipo deixa andar e depois nada melhora.

Beijos

Lucy disse...

n sei se tenho tido algum tipo de trauma ou se é pura falta de paciencia mas é que este mes ja fiz 3 reclamaçoes loool, mas bem justificadas pois fui muitOOOOO mal atendida numa pastelaria, num oftamologista e numa loja da sacoor loool beijooo

Célia disse...

Olha, já preenchi o livro de reclamações por duas vezes: na TV Cabo (surpresa, surpresa) e também na FNAC. Só não vos conto porquê porque as histórias são tããããão compridas que amanhã por estas horas ainda aqui estaria.
Diga-se de passagem que a reclamação na TVCabo foi respondida com relativa celeridade enquanto que em relação à da FNAC, que já deve ter sido para aí há um ano, só há pouco é que recebi uma carta da ASAE e dizer que iam analisar a situação... Enfim.

Unknown disse...

Já reclamei com o mau serviço de atendimento ao público da Tesouraria da Fazenda Pública por causa de uma multa.

:. Tive de pagar a multa.

Aquele abraço,
J

Lua disse...

Bichodeconta: Volta sempre que queiras.
Boa semana tb para ti.

SOL: Amor, não é uma questão de pensares que os outros ficam a rogar pragas nas tuas costas, mas sim é uma questão de Justiça! Preferes tu ficar a rogar pragas a quem te atendeu mal, a quem te enganou?, etc...

Na discoteca, acredito que seria mais complicado mas mesmo assim para esses casos é uma questão de chamar a policia:))
mas provavelmente no teu lugar faria o mesmo:)

SC: e fazes tu muito bem!! RECLAMA
sempre que necessário:)

MO: uiiiii serviços de saúde e repartições de finanças devem ser os locais com mais reclamações:)
ainda bem que resultou teres reclamado, o importante é expor da melhor forma os argumentos qd se reclama.

Bia: Eu tb nunca escrevi num livro de reclamações pq nunca tive situações graves que me levassem a tomar essa atitude, mas já chamei a atenção de alguns funcionários que foram arrogantes comigo!!

Nem me digas nada, ter estado de férias e estar este tempo da treta;(

Paulo: Tens toda a razão, normalmente as pessoas têm pressa e nem estão para perder mais tempo com reclamações, mas acho que há situações que perder uns minutinhos para escrever não é perda de tempo e não se pode deixar passar em branco!

Nesses sitios prezo sempre a qualidade e o atendimento nem que me fique fora de mão, mas é aí que vou :)

Marta:Eu tb detesto pessoas mal educadas e arrogantes! Não tolero mesmo!!
Fazes muito bem em não deixar passar estas situações:)

Luna: Parece que estás com azar em frequentar lugares em que é preciso reclamar pelo serviço ou atendimento que prestam:) mas pelo menos não deixas que levem a melhor:)

Canochinha: uiiiiiiii TV Cabo!!! Essa deve ser das empresas com mais reclamações e nem sei se não bate os records dos serviços de saúde e repartições de Finanças:))

Acho q TV péssima em tudo!! são uns ladrões com uma assistência e atendimento muito mau!! Imagino que tiveste muitos motivos para reclamar:)

Em relação à FNAC mais mais tarde do que nunca e se recebeste uma comunicação da ASAE é pq estão a dar seguimento à tua reclamação:)

Beijinhos a todos

Lua disse...

João: só tu para me fazeres rir!!:)), provavelemente não tinhas razão na reclamação:) hehehe

Miss Alcor disse...

Exactamente!
Reclamar por escrito!
Adianta sempre, porque segundo a lei, o objecto da reclamação é obrigado a responder em 10 dias!

Já o fiz, e de certeza que vou fazer mais vezes!

Noquinhas disse...

Reclamava quase semana sim semana não para a TV Cabo. Acreditem que não era eu que embirrava com eles. :)

Paulete disse...

TOTALMENTE DE ACORDO!!!! Eu sou pró-queixinhas, sim, porque senão reclamarmos então aí é que é mesmo a rebaldaria.

Não interessa se fazemos inimizades, no SAPO, por exemplo, já não me devem suportar, mas sempre que me queixo oferecem-me uma treta qualquer ou um desconto, provando que compensa revoltar-me contra este sistema podre!