quarta-feira, 12 de setembro de 2007

O Governo no Regresso às aulas

Começou hoje mais um inicio do ano escolar, e para oficializar este arranque, o Governo quis estar em grande destaque e tentar fazer boa figura.

Tenho que confessar que a política para mim sempre foi um assunto que pouco ou nada me despertou, e então ultimamente mais ainda. No entanto, hoje ao ler as principais noticias chamou-me a atenção um titulo “Governo vai à escola”, e lá fui eu espreitar a noticia, porque embora dê pouca importância, tento sempre estar a par das palhaçadas que o Governo vai fazendo!

Pois bem, o Sr. Primeiro Ministro, quis mais uma tentar fazer boa figura em vez de resolver os problemas existentes na educação e não só. Socrates levou 7 ministros e 13 secretários de Estado para assinalar o arranque das aulas!!! Bolas, tanta gente??? Mas porquê pergunto eu?

Depois de ler a noticia lá percebi que o Engº Socrates e a sua “equipa” iriam distribuir cerca de 2000 portáteis a alunos de todo o país. Pensei eu “Que bonito!!!” e como era para fazer boa figura com este acto de caridade, lá resolveu aparecer não sozinho mas também com os seus “braços direitos” para dar ainda mais destaque! Porque caso contrário lá iria, com muita sorte, a Ministra a uma escolinha do interior do País.

Com isto, tapa-se os olhos aos professores que até se acalmam um bocadinho com as condições que lhes são impostas, os alunos acham muita piada, porque já podem ter um computador não para fazer trabalhos mas sim para jogar e ir até à net e o Povo Português satisfeito porque acha que o Estado está a contribuir para a melhoria da educação!!! Quando até foi uma parceria com a TMN.

Não sou contra estas campanhas, sou é favor de serem sempre correctos, e não o são quando há problemas!! Quando há broncas, ninguém dá a cara! Escondem-se porque não convém aparecer!! Há tantos problemas ao nível da educação e ninguém cria medidas eficazes para combater o insucesso e o abandono escolar!!!

20 comentários:

Paulete disse...

No que respeita à política, sou como tu, não sou grande fã, dispenso bem o aparato do meio.

Ontem li o comunicado da TMN sobre a parceria e pareceu-me bem. Claro que o aparato à volta disto tinha de ser grande.

Ainda assim, se tudo o que é mau vem a lume e é discutido até à exaustão, também acho que se deve dar espaço para destacar o que de bem se faz. E aposto que a apresentação de hoje vai passar menos vezes que qualquer outro facto negativo...

Unknown disse...

concordo e deixo jokas fofas

Célia disse...

De acrescentar que a TMN e a Optimus investiram mais de 100 milhões de euros cada na compra de portáteis com placas de ligação à Internet.
Faz-me lembrar o investimento da Microsoft nas escolas... Dão os computadores, mas vêm todos com o Windows, pois claro! É bom começar a ensinar o pessoal desde pequeno...

Release me disse...

O que era mesmo de valor era investir na educação a sério. Aprovo a ideia, acredito que as novas tecnologias devem de ser veiculadas desde cedo, mas existem tantas outras áreas carenciadas!

Sol disse...

A este tipo de politica eu não faço comentários, para quê o aparato de um sem número de ministros nas escolas? Quando são situações dos seus pelouros nem a cara dão e quando dão é só para mostrar o quanto são incompetentes.

Estou farto deste governo e das suas ideias parvas de governar atacando a seu belo prazer, sem pensar nas pessoas mas só nas cimeiras da UE onde tudo se discute mas nada se faz.

Beijo

Paulo disse...

Mas ainda pensam estes labregos que resolvem alguma coisa neste país?!?

telma disse...

é uma boa ideia até. Mas há tantas outras áreas onde podem intervir.
Principalmente melhorar a informação aos alunos, relativamente as exames por exemplo. Não aconteceu comigo.. mas no 12º, este ano, os alunos de cientifica tinham 2 exames grantidos ( Portugues e Matemática ) e não se sabia se iria haver a especifica que escolheram no 12º ( Bio/Psicologia/Fisica ou Quimica ) só, na altura da pasoca é que se soube que não iam ter exame. Podiam ter tido mais respeito pelos alunos.
Este ano já estou a espera de chegar a altura da pascoa e lembrarem-se que fazemos exame a especifica.
enfim.

beijinho *

Andreia disse...

Concordo contigo!

Não podias estar mais correcta!

Belzebu disse...

Tens de ver o problema noutra perspectiva muito mais optimista. Enquanto o Engenheirote andar pelo país, com a canzuada toda a trás, a distribuir computadores pelas criancinhas, não está no Terreiro do Paço a inventar medidas completamente anormais!

eheh!! Aquele abraço infernal!

Marisa disse...

Concordo plenamente com todo o conteúdo do texto. Assino por baixo.

max disse...

Eu já desisti à muito da politica... e se fosse só a politica.
Facilmente encontramos administradores de empresas que ganham cerca de 25.000 Eur por mês, têm um carro de 100,000 e ainda recebem um prémio anual por bom desempenho de 250.000 Eur.

Os que trabalham, esses ganham o que ganham.

Cristina disse...

Volto a repetir: o Sócrates preocupa-se com o espalhafato que faz e não em resolver os problemas que temos, de facto. para que é que foram tantos à abertura do ano lectivo? (quando ele, na prática, nem começou mesmo), e os portáteis é boa ideia, mas resolvem o quê? As falhas da educação, a falta de professores, o insucesso escolar não se resolvem com estas medidas...

Paulo disse...

Não sabias que no país onde este executivo governa tudo é perfeito e certinho? Tudo funciona bem e toda a gente tem boas oportunidades?!

caditonuno disse...

7 ministros e 13 secretários de estado,pois as turmas têm que ter 14 ou 15 no mínimo,pá!

assim fica uma turminha feita.

ah, lembrei-me que as turmas com currículos alternativos (deficientes, malucos e pseudo-artistas entre aspas) só podem ter até 20 alunos. 1 maluco, pseudo-nao sei o quê e def já lá estava. quem seriam os outros dois?

Ana disse...

Essa treta dos pc's é mesmo para tapar os olhos e tentar acalmar os professores e alguns pais!!!

Cristina disse...

Hoje venho aqui apenas para te oferecer um miminho, vem ao meu cantinho e lá o encontrarás
:)

beijinhu

Debaixo do Bulcão disse...

Se não se importam, vou "linkar" este blogue no meu
vitorinices.blogspot.com

Cheguei cá via "Alma Pirata". E gostei!

Cumprimentos!

António Vitorino

Urban Cat disse...

Concordo plenamente contigo.
Apoiadissimo.

Bjs

Miss Alcor disse...

Este governo está à frente!
Mais uma vez houve problemas nas colocações, temos escolas que ainda não têm todos os professores, e por aí fora!
Muda o ano, mas mais nada muda!

Å®t Øf £övë disse...

Lua,
Ainda agora começou o ano lectivo, e já os jornais estão cheios de notícias de falta de condições nas escolas... escolas que deveriam não ser encerradas... etc... etc...
A fachada é muito bonita, mas o problema é quando começamos a entrar a fundo nas questões, e descobrimos como tudo vai de mal a pior neste pais.
Bjs.