terça-feira, 30 de outubro de 2007

Desabafos


Olá e-friends, está muito complicado ter tempo para vir até aqui, o tempo não dá para nada, chego a trabalhar 10 horas por dia e houve dias que chegaram às 12h, tenho a Internet, telefone e computador controlados à lupa tudo isto para que a boa imagem da administração Publica prevaleça face às Empresas privadas!

Sinceramente, não é desta maneira que o Estado consegue alcançar a boa imagem que tanto se fala! Há sim que motivar os trabalhadores e criar condições de trabalho adequadas às necessidades existentes. Não é como o que existe aqui no meu emprego.

Estamos num processo de reestruturação que dura há 1 ano, este verão mudamos de piso, pois passamos a ser o dobro dos que éramos neste Departamento. Somos 15 pessoas numa sala minúscula com luz natural reduzida porque só existe com uma janela. Estamos praticamente todos em cima uns dos outros, material de escritório de péssima qualidade porque se está em contenção de despesas, mas o trabalho que nos exigem é tudo de carácter URGENTE!!!! der por onde der. Imaginem que para imprimir um trabalho de 50 Páginas demorei 3 horas a Imprimir porque a nossa impressora a cores é mais lenta que um caracol. É com isto que se consegue fazer um excelente trabalho? Sinceramente não é!!

Acredito que há muito boa gente que abusa e não faz o trabalho que lhe compete, que passam horas a jogar computador ou a passear na net, imprime as fotos da família na impressora a cores do trabalho porque até sai mais barato do que mandar imprimir na fotosport, passam horas ao telefone para a mãe, pai, irmã, tia, sobrinho, etc…

Eu acho que é saudável, fazer uma breve pausa para pesquisar ou visitar um site, desde que não prejudique o seu trabalho, por outro lado existem muitos chefes que não motivam os seus subordinados, não lhe incutem novos projectos e as pessoas acabam por se desmotivar.

Não vejo grandes melhorias por aqui a curto prazo, e enquanto não me instalarem o MEO lá em casa vou andando um pouco ausente.


Beijinhos por agora, e até breve.

14 comentários:

Cristina disse...

O fruto proibido é sempre o mais apetecido... Quanto mais proibirem, mais as pessoas desanimam e isso repercute-se nas suas funções.

Tem havido uma contenção de despesas na Administração Pública, mas e nos ordenados dos chefinhos? Estas políticas são a completa patetice.

Na empresa (privada) onde trabalho, não há estes controles e sobretudo há um lema: Pode-se fazer tudo, desde que as tarefas fiquem prontas a tempo e horas.

Espero que as coisas melhorem para ti, Lua. Estás a ficar ligeiramente sufocada... Nós esperamos por ti :D Podes contar com isso eheheh

Canochinha disse...

Lua, que situação!! A minha empresa também está em fase de reestruturação, mas justifica-se porque "há muito boa gente que abusa e não faz o trabalho que lhe compete, que passam horas a jogar computador ou a passear na net, imprime as fotos da família na impressora a cores do trabalho porque até sai mais barato do que mandar imprimir na fotosport, passam horas ao telefone para a mãe, pai, irmã, tia, sobrinho, etc…" :))
O único problema é que os tachinhos ficam lá sempre...
Espero que corra tudo pelo melhor! Beijinhos

Corduroy disse...

Realmente é uma situação que não se compreende. Eu como professor não sinto esse tipo de pressões e ainda bem. As nossas pressões são outras k não interessam para aqui.

Espero é que a situação se resolva da melhor maneira... e volta sempre k puderes.
***

Belzebu disse...

Assim é de facto! Em vez de motivarem os funcionários, amontoam-nos em cubículos sem condições, más ferramentas de trabalho e depois exigem resultados!


Depois aparecem com os resultados de uns estudos encomendados, para desmentir o óbvio!

Aquele abraço infernal!

Marisa disse...

Bem, mas que condições de trabalho medíocres :/ realmente assim é dificil motivar quem trabalha e obter trabalhos de qualidade. Não é a proibir de se navegar na net um bocado que se vai produzir mais porque, pelos vistos, com ou sem net, um trabalho de 50 paginas demora 3h a imprimir :/ é preciso ter paciência e muito estômago... e gostar muito do que se faz!

Menina da Lua disse...

Está aí quase um novo ano! Respira fundo! O trabalho até pode ser uma das partes importantes da nossa vida, mas não deve ser aquele que nos provoca maior desgaste! Pensa nisso! Beijoca

Ricardo disse...

Falta de motivação...percebo a que te referes.
No meu trabalho marcam-nos objectivos de vendas. No outro dia, para fechar uma das partes da campanha, precisava de imprimir umas coisas. Passei todo esse dia sem conseguir imprimir...por isto, por aquilo, por tudo e por nada!!!

Não desapareças completamente daqui, é tudo o que te peço. Gosto de visitar a tua "casa".
Quanto ao trabalho, melhores dias virão...certamente!!!

(**,)

Lua disse...

Cristina:sem dúvida que nos ordenados dos chefinhos não existe contenção de despesa.
obrigado por esperarem por mim:)

Canochinha: é uma situação mto chata, e espero q seja temporária. Eu sei q na maioria das empresas há sempre aqueles que não fazem nada e depois uns pagam pelos outros:)

Courdoroy: cabe um com os seus problemas:) acredito que voçês professores tb não têm a vida facilitada em determinadas coisas!

Belbezu: Querem tapar o sol com a peneira. é uma vergonha!!

Marisa: Eu gostava mto daquilo que fazia até há um ano atrás, qd isto ainda era uma empresa organizada! Agora está uma bagunça, mudamos de Director, gente nova, trabalhos desorganizados, enfim... espero que isto se organize rapidamente.

Menina da lua: acredita mesmo que quero que este ano termine rapidamente!! estou farta do 2007

Ricardo: é mto mau qd nos colocam barreiras ao nosso trabalho, desmotivam-nos e mto.
Vou tentar vir sempre que possa aqui e tentar visitar tb os vossos cantinhos que adoro.

Beijinhos grandes

Paulo disse...

Pois é, assim é mau. Felizmente não me posso queixar e consigo ter tempo para ver o que quero.

Isso do MEO vale mesmo a pena?

alma-pirata disse...

Pois e miga eu ke o diga infelizmente nao e so no teu trabalho que ha fata de condicoes por exemplo no meu todos kerem tudo a tempo e horas e nas devidas condicoes mas ninguem diz "vamos la arranjar condicoes" por exemplo nao se admite que numa zona industrial onde supostamente vao camioes carregar e descarregar seja proibido o estacionamento aos mesmos, nao se admite as empresas onde vamos carregar e descarregar nao ter um parke para os camioes poderem ficar ate que chegue a hora, e isso e um pouco por todo o lado entao na Inglaterra e kase impossivel trabalhar.
Todos precisam dos camionistas mas todos os escurracam como se fossemos caes!!!
Beijinhos ja estava com saudades vossas

Miss Alcor disse...

Realmente é uma situação complicada!
Acho que estamos a chegar a um ponto de ruptura! E ainda se atrevem a dizer que ainda há pessoas com pior situação laboral!
A verdade é que este controlo demasiado rígido e apertado não ajuda nada, e desmotiva o trabalhador. Talvez no futuro venham a descobrir que não é a melhor maneira de funcionar. Só espero que não o descubram demasiado tarde!

Marta disse...

No meu trabalho não temos seuqer acesso à net em geral. Temos mail, pois sem isso seria dificil trabalhar mas tirando o site do banco é impossível aceder à net a não ser do posto da supervisão.
É algo que já estamos habituados.
Só venho á net em casa e dedico uns minutos por dia (nem sempre posso). Tento dar uma saltada nestes "cantos" que tanto me agradam ler.
Esta semana foi complicado mas aqui estou eu, como não podia deixar de ser...e aqui fica o meu comentário.

Beijos para os dois
Bom fim-de-semana.

Cristina disse...

Olha no meu emprego é proíbido andar na net para coisas pessoais, e é tudo gravado...Nunca o faço com medo de perder o emprego...

:)

beijinhus

Paulete disse...

A produtividade é algo que deve ser sempre tida em conta. Infelizmente como dizes, há sempre uns culpados, e pagam todos por tabela, enfim.

Lá optaram pelo MEO, não dá mesmo para deixar a PT para trás, esses nojentos fazem questão de impedir os outros de lá chegar, tão bom. Mas ao menos quando estiverem operacionais, vai ser um fartote aqui lol Bjs